Razões para você assinar uma plataforma de questões de concursos públicos

São inúmeras as razões pelas quais você precisa assinar uma plataforma de questões caso esteja se preparando para um concurso público. Acredite, vale muito a pena! Mesmo sabendo que a preparação não será totalmente completa, tendo em vista que muitos assuntos são mais facilmente compreendidos através de videoaulas, nas quais há a explicação de um professor a respeito do conteúdo. Porém, caso você queira focar apenas em estudar para concurso com questões, não pense que trata-se de uma missão impossível. Muito pelo contrário!

Seja pela falta de tempo ou por questões financeiras, muitos concurseiros se veem sem a possibilidade de estudar com o auxílio de um curso online. Por isso, a maioria segue o caminho de pautar sua preparação de modo a buscar algum site de questões para concursos. O importante é ter em mente que quanto mais foco e disciplina tiver, maiores serão suas possibilidades de alcançar o sucesso, mesmo treinando apenas com resolução de questões.

Então tente ao máximo não procrastinar. Colocou em seu cronograma que passará duas horas do seu dia dedicadas a estudar com questões para concursos públicos? Então passe essas duas horas apenas respondendo questões! Esqueça redes sociais, tente não pensar no jogo do seu time, avise aos amigos e familiares que vai dedicar um tempo à sua preparação. Isso não é um sacrifício, é um grande investimento.

Por falar em investimento, invista no melhor site de questões para concursos para isso, como o Aprova Questões, por exemplo. Nele você terá uma plataforma de questões com milhares de possibilidades, inclusive com resoluções em vídeo, e o melhor, pagando um valor inacreditavelmente baixo por isso. O custo-benefício é fantástico!

Assinando-a ainda é possível resolver simulados prontos ou criar seus próprios simulados, que vão te dar uma noção quase real de como será o dia da prova. Fazendo bom uso da plataforma, você testa seus conhecimentos, descobre os pontos onde está indo bem e aqueles nos quais precisa melhorar, e ainda consegue cronometrar quanto tempo levaria para concluir.

Não resta dúvida que esse tipo de simulação fará com que você chegue ao dia do concurso propriamente dito com muito mais bagagem, concentração e tranquilidade, comprovando como funciona o estudo por questões.

Sim, aqui nesse caso cabe confortavelmente aquele famoso ditado que diz: “a prática leva à perfeição”. Qualquer seja a atividade, acredite, é impossível alcançar a excelência sem treino. E isso não é diferente quando se trata de preparação para concursos públicos.

Essa mesma plataforma de questões pode ser acessada via celular, possibilitando a oportunidade de praticar em qualquer lugar, seja no trajeto do ônibus, naqueles minutinhos de intervalo do trabalho, enquanto faz um lanche ou qualquer seja a situação, você poderá acessar o site de questões de concursos e aperfeiçoar ainda mais seu conhecimento.

O que está disponível em uma plataforma de questões de concursos?

É possível encontrar, em primeiro lugar, claro, milhares de questões de concursos, todas elas, que foram cobradas em certames anteriores. E para pesquisar aquelas que mais se enquadram no que você necessita para estudar, são disponibilizados filtros, portanto, é possível buscar questões por banca organizadora, por órgão, por disciplina, e muitos outros. Ainda é possível filtrar também por dois dos pontos que mais costumam ser buscados, e sobre os quais falaremos abaixo em detalhes:

Por nível de escolaridade

Começando por aquelas questões que mais são cobradas em relação a nível de escolaridade. Seja o cargo ao qual você irá concorrer de nível fundamental, médio ou superior, as disciplinas e respectivos temas que mais caem, e que claro, estarão sempre presentes na plataforma, são:

  • Nível Fundamental
  1. Língua Portuguesa

Interpretação de textos; Ortografia; Plural; Pontuação; e Verbos.

  1. Matemática

Operações básicas; Raciocínio lógico; Conjuntos numéricos; e Regra de Três.

  • Nível Médio
  1. Língua Portuguesa

Interpretação de textos; Ortografia; Morfologia; e Sintaxe da Oração.

  1. Matemática e Raciocínio Lógico

Proporcionalidade; Porcentagem; Frações; Álgebra; Geometria básica; e Probabilidade.

  1. Informática

Conceitos básicos; Pacote Office; e Windows.

  • Nível Superior
  1. Língua Portuguesa

Além de alguns temas semelhantes aos cobrados no nível médio, acrescentam-se Semântica; Preposição; Regência verbal e nominal; e em alguns casos avaliação discursiva.

  1. Matemática e Raciocínio Lógico

Matemática financeira; Progressão aritmética e geométrica; Estatística; e ainda assuntos também cobrados em provas de nível médio.

  1. Informática

Junta-se ao que consta nas cobranças de nível médio, o tema Noções de Segurança.

  1. Direito

Administrativo e Constitucional.

Por Área

Outra boa forma de estudar para concursos públicos através da resolução de questões é com base na carreira na qual você pretende ser aprovado. As que mais costumam aparecer, filtrando dessa vez por área, são referentes às seguintes disciplinas:

  • Policial

Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Matemática e Redação.

  • Fiscal

Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Tributário, Matemática Financeira, Contabilidade e Economia.

  • Tribunais

Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Civil.

  • Administrativa

Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Informática, Legislação e Interpretação de Textos.

Dicas para responder questões de concursos

A primeira delas é tentar buscar por provas ou questões já aplicadas em concursos da mesma instituição que você quer ingressar. Apesar de poder mudar a banca organizadora e com isso o estilo das questões, as disciplinas podem ser semelhantes ou as mesmas. Assim, treinando com questões comentadas de concurso público já aplicadas em provas do órgão, você já sai um pouco a frente a frente da concorrência, conhecendo melhor o assunto das matérias.

Quando você estiver praticando, é importante prestar muita atenção aos mínimos detalhes. Então, se estiver resolvendo questões de língua portuguesa, por exemplo, confira o tamanho do enunciado das perguntas, perceba quantas são as alternativas de resposta, verifique o nível de dificuldade e até mesmo a média de tempo que você leva para escolher uma alternativa ou para ler os textos que podem ser propostos para a resolução delas.

Da mesma forma, quando for treinar com questões de matemática ou raciocínio lógico, faça uma análise e anote quanto tempo foi necessário para fazer as contas necessárias e chegar ao resultado da questão.

Ter acesso a essas informações te deixa dois passos à frente dos seus concorrentes, pois você vai chegar no dia da prova com segurança do tempo disponível para cada questão. E essa é uma das técnicas para resolver questões de concursos mais eficientes.

Além disso, para fixar melhor a matéria é de suma importância que além de encontrar a alternativa correta da questão proposta, que você saiba dizer o motivo das demais estarem erradas. Assim, você evita errar por desatenção e ainda tem a chance de revisar um pouco do conteúdo que já foi estudado. Uma dica é explicar os motivos que levaram a acreditar que as alternativas estão erradas em voz alta. Esse exercício ajuda você a fixar ainda mais os conhecimentos obtidos no curso preparatório.

E quando falamos em revisão, a dica é que você pratique com questões resolvidas de concurso público diariamente. Essa prática serve como uma revisão constante do que foi aprendido.

Também não podemos deixar de citar a importância de acompanhar o seu desempenho semana a semana. A plataforma de questões para concursos públicos oferece relatórios de desempenho, para que o aluno possa analisar a sua evolução durante a preparação. Assim, você tem uma ideia do seu progresso e pode se manter focado em sempre melhorar. Essa é uma forma de analisar de forma mais clara quais disciplinas precisam de mais atenção e quais você já está melhor preparado. Com isso, pode distribuir melhor seu tempo de estudos entre elas.

Por fim, além de responder questões avulsas, a nossa dica é resolver provas completas. Então, pesquise pela prova do último concurso do órgão e cargo que você tem interesse, faça o download e imprima. Em seguida, escolha um local em sua casa que seja silencioso e responda todas as questões. Esse exercício serve para você simular o dia da prova oficial. Então mantenha perto apenas o que vai usar na resolução da prova: caneta, lápis, uma garrafa de água e um relógio para calcular o tempo. Depois é só conferir o gabarito e repetir essa prática depois de um tempo de preparação. Mais uma vez vale ressaltar que você pode usar o desempenho obtido nesse exercício para analisar o que ainda precisa de um pouco mais de revisão.

Então, agora que você já sabe as razões para se preparar para um concurso por meio da resolução de questões, basta fazer a assinatura do site que tenha o melhor e mais atualizado banco de perguntas, entre elas as da instituição ou banca organizadora do seu interesse, e começar essa prática que, com certeza, vai ser muito importante para sua preparação, e culminará na sonhada aprovação.

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

quatro + 9 =