Quais são as diferenças entre um servidor municipal, estadual e federal?

Ser aprovado em um concurso público é uma grande conquista, independente de qual será a administração do órgão para qual foi, ou deseja ser aprovado. Muitos concurseiros dedicam muito tempo para garantir a aprovação em um certame, e alguns, são aprovados em mais de um.

Mas, o que é preciso saber, é que existe uma pequena diferença entre cargos de administração municipal, estadual ou federal. Além disso, cada administração tem suas peculiaridades e precisam de uma atenção especial a alguns detalhes antes mesmo da inscrição. E é sobre essas diferenças que vamos falar hoje, aqui no Arquivo Histórico – Site para Concursos. 

Porém, antes de começar, precisamos destacar as vantagens em ser aprovado em concursos públicos municipais, concursos públicos federais, concursos públicos estaduais, independente do cargo escolhido. 

Vantagens de ser aprovado em um concurso público

Os concursos são muito procurados e disputados pois oferecem vantagens que o setor privado não têm, portanto, a concorrência a uma vaga é sempre grande. Então, para você entender melhor esses benefícios, listamos alguns abaixo. Confira: 

Estabilidade

Após três anos de atividade no cargo, período chamado de estágio probatório, o concursado tem estabilidade no cargo. Ou seja, não pode ser demitido a qualquer momento e sem motivo aparente, a não ser por uma falha extrema.

Salários atraentes

Principal atrativo dos concursos públicos, a remuneração é atraente e, na maioria das vezes, até mesmo superior quando comparada à iniciativa privada.

Benefícios

Além de um salário de respeito, muitas vagas vêm acompanhadas de um bom pacote de benefícios. Eles podem incluir vale-transporte, auxílio-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche, plano de saúde, auxílio-cultura, incentivo aos estudos, entre outros.

Crescimento profissional

Promoção de cargos e progressão salarial por tempo de serviço ou qualificação são alguns dos sistemas a que se enquadram os concursados.

Não é necessário experiência

Com algumas exceções, a maioria dos cargos destinados a concursos públicos não exigem uma experiência prévia na função. Sendo assim, se tornam uma ótima opção para quem busca o primeiro emprego.

Diferença entre um servidor municipal, estadual e federal

Conforme mencionado acima, existe uma diferença primordial para quem se torna servidor público estadual, servidor público municipal ou servidor federal. Ela consiste na legislação que rege as normas de cada administração. Em um concurso municipal, por exemplo, os cargos são regidos pelas leis do município, no estadual, por leis do estado e já no concurso federal por leis federais. Portanto, cada cargo pode ter suas particularidades, e é essencial que você as conheça antes de se inscrever. 

Mas para te ajudar a entender um pouco melhor como são os cargos em concursos públicos de cada uma delas, preparamos uma breve explicação de cada um: 

Concursos Municipais 

Antes de começar a estudar para concursos municipais, é preciso conhecer um pouco mais sobre o assunto. 

Quando um candidato prestar um concurso municipal, ele já sabe em qual cidade vai trabalhar, já que cada prefeitura é responsável pela seleção de seus servidores. E essa é apenas uma das vantagens desses concursos. 

Além disso, você vai encontrar mais facilmente concursos para ensino médio e concursos para ensino superior em prefeituras de todo país, se for levar em consideração a quantidade de municípios no território nacional. 

A última e uma das mais importantes vantagens, é a concorrência. Se comparada com a encontrada em concursos estaduais e federais, a concorrência de concursos municipais é muito menor, que aumenta as suas chances de conquistar um dos cargos. 

Concursos Estaduais

Se você pretende começar ou já começou a estudar para concursos estaduais, precisa se atentar a um detalhe muito importante:  a área de atuação. Isso acontece porque, dependendo do cargo ou da organização, será preciso mudar de cidade. Pois, diferente dos concursos municipais, quando se presta um concurso estadual, os candidatos aprovados podem ser colocados em órgãos do estado em diferentes cidades. 

Concursos Federais

Por fim, quem quer ser aprovado nessa categoria, precisa começar a estudar para concursos federais. Sem dúvidas, esses são os mais disputados, pois abrangem candidatos de todo país. 

E, da mesma forma que acontece com os concursos estaduais, é preciso se atentar ao cargo e área de atuação, pois após a aprovação, você poderá ser enviado a outra cidade ou estado para tomar posse do seu cargo. Podemos usar como exemplo, neste caso, o INSS, que tem sede em diversas cidades de todo país. 

Mas lembre-se! A lotação sempre vem descrita no edital de abertura, portanto, a leitura deste documento é fundamental. 

Uma vantagem dos concursos federais que ajuda muito quando você começa a estudar para concursos públicos, é a amplitude de concursos que podem ser organizados por uma mesma banca examinadora. Ou seja, você poderá aproveitar conteúdos que estudou para um certame, em outra prova. 

Estude para concurso público

Por fim, não importa qual cargo ou concurso você vai prestar, estar bem preparado é fundamental em qualquer certame. Por isso, escolha um bom curso preparatório para concursos quando for começar a sua preparação.  Aqui no Arquivo Histórico – Site para Concursos, você sempre encontra dicas sobre esse assunto. 

Inclusive, alguns deles oferecem cursos preparados especialmente para os certames de prefeituras e câmaras municipais, que mesmo com a concorrência menor, ainda recebem um número expressivo de inscrições. 

Verifique também se o curso contempla todos os conteúdos que serão cobrados na prova e dê preferência para os que ensinam através de videoaulas, que são muito mais dinâmicas e fáceis de entender que uma apostila. 

Por fim, é importante treinar para o dia da prova. Então, dê preferência aos cursos que oferecem questões de concursos já realizados. Dessa forma, você pode criar um caderno de provas e responder as perguntas, simulando o dia do certame. Essa prática faz com que o candidato se sinta mais confiante no dia da prova, pois já terá uma base de quanto tempo vai ser necessário para responder cada questão, e qual o estilo da banca organizadora. 

Para finalizar, é importante ressaltar que para se preparar e ser aprovado em um concurso municipal, estadual ou federal, basta que o candidato se dedique na sua preparação. Com foco e determinação, seu sonho de se tornar um funcionário público está mais perto de se realizar. 

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

2 × 1 =