Cespe: como se dar bem nos concursos desta banca?

cespe cebraspeSe você quer saber como se dar bem nas provas da banca Cespe veio ao lugar certo! Aqui no Blog Arquivo Histórico Joinville nós vamos te contar tudo o que precisa saber sobre cespe concursos e  ainda te dar algumas dicas de como passar em concursos cespe, sobre como é a prova do cespe, dicas de estudo para concurso do cespe e muito mais!

Cespe ou Cebraspe?

Em primeiro lugar, você precisa saber que a banca não se chama mais Cespe e sim Cebraspe, e essa sigla significa Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos. Anteriormente essa organizadora era conhecida como Cespe/Unb (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos / Universidade de Brasília. Em resumo os concursos antigos cespe agora são chamados de concursos cebraspe.

Considerada como o terror de muitos concurseiros, a banca Cespe / Cebraspe apresenta as questões com possibilidades de respostas no formato “certo” ou “errado”. E a grande jogada é que se você responder uma pergunta com resposta errada, perderá pontos nas respostas certas. É a famosa regra muito conhecida no mundo dos concursos, onde: uma errada anula uma certa.

Ao resolver uma prova do cespe unb concursos sempre bate aquela dúvida: chutar ou não na resposta? Arriscar ou não? Tenha calma, pois aqui explicaremos tudo sobre essa banca e ainda daremos todas as dicas de como passar no Cespe / Cebraspe para você vencer se dar bem no mundo dos concursos públicos!

Como passar em concursos Cespe / Cebraspe?

Fique sabendo que ser aprovado em um concurso organizado pelo Cespe / Cebraspe não é uma tarefa fácil, mas ela é totalmente possível. Em primeiro lugar, para passar no Cespe / Cebraspe você precisa entender quem é essa banca, como ela pensa, quais são seus diferenciais, quais são os assuntos mais cobrados e as melhores estratégias para resolver essa prova.

Em segundo lugar, você deve saber que o Cespe / Cebraspe é a banca que aplica as provas mais difíceis e mais bem elaboradas quando falamos sobre concursos públicos. Por isso, que essa organizadora é temida por muitos candidatos, principalmente pela fórmula de correção que penaliza os erros com anulações de questões com respostas corretas.

Assim sendo, quando falamos sobre quais os diferenciais do Cespe / Cebraspe, devemos levar em conta que a maioria dos concursos do dessa organizadora possuem aquele modelo de questões de certo e errado com a anulação de questões certas pelas erradas. Mas antes de ficar nervoso com esse formato, sugerimos que você verifique o edital. Existem algumas provas de concursos que o cespe realiza em que só se perde uma questão a cada duas ou três erradas. E nem todos os concursos da banca Cespe / Cebraspe são dessa forma, os certames para Juízes, por exemplo, costumam ser de múltipla escolha.

Como são as provas do Cespe / Cebraspe?

Quando falamos em português para concursos cespe e raciocínio lógico e matemática para concursos cespe, é preciso destacar que na divisão das disciplinas de provas do Cespe / Cebraspe as perguntas não costumam ser divididas por quantidade de questões em cada disciplina.

Isso significa que quando o candidato vai fazer uma prova de concursos abertos cespe ele não sabe exatamente quantas serão as questões de Língua Portuguesa ou Direito, por exemplo, é uma surpresa! Nas provas do Cespe / Cebraspe existe uma mistura de disciplinas, por exemplo a questão 1 pode ser de Matemática, a 2 de Língua Portuguesa e a 3 de Língua Estrangeira. Nunca se sabe exatamente a ordem, nem as divisões.

É preciso destacar também que o Cespe / Cebraspe prioriza questões mais teóricas, inclusive em provas voltadas para os temas que envolvem assuntos de Exatas, como Contabilidade e Economia. De forma geral as questões da banca Cespe / Cebraspe são bem elaboradas e podemos dizer que são até mesmo consideradas mais “inteligentes” quando comparadas as outras bancas. E isso se deve ao fato de que a prova exige a real compreensão do assunto, não somente que você decore o conteúdo.

Por que nas questões do Cespe / Cebraspe “uma errada anula uma certa”?

O objetivo de usar esse modelo de avaliação é que apenas os melhores candidatos sejam aprovados. O Cespe / Cebraspe quer evitar que candidatos consigam pontos por meio de chutes. Assim sendo, quando falamos sobre a média de acertos por provas do Cespe / Cebraspe, podemos afirmar que as pontuações não costumam ser altas. Geralmente, os primeiros colocados ficam com 80% dos pontos. Isso quer dizer que  você não gabaritar a prova é perfeitamente normal.

Dicas de como passar na prova do Cespe / Cebraspe

A principal dica para enfrentar uma prova dessa banca é conhecê-la profundamente. Para isso, você deverá resolver questões dos últimos concursos. Especialmente aquelas de concursos semelhantes ao que você deseja prestar, como mesmo nível de escolaridade ou área (bancária, policial, jurídica, entre outras).

Na resolução dessa prova, o recomendado é dividir as questões em três tipos: as que você tem certeza da resposta, as que acha que sabe a resposta e as que não tem a mínima ideia da resposta. As únicas que você deve deixar em branco são as que não tem nenhuma ideia de qual seja a resposta.

Comece resolvendo as questões que você realmente sabe, pule as questões de cálculo e aquelas muito complexas, que exigem muito tempo. Volte para essas perguntas apenas no final da prova (se ainda tiver tempo). E tome cuidado ao se deparar com uma pergunta que você acha que não sabe, pense “eu realmente não sei ou é apenas minha insegurança e medo de errar a resposta?” Se você realmente não souber, deixe a resposta em branco.

Como se preparar para as provas discursivas do Cespe / Cebraspe?

Essa banca costuma aplicar as provas discursivas junto com as objetivas, corrigindo apenas a redação para concursos cespe dos candidatos que obtiveram as melhores notas. É importante destacar que as provas discursivas do Cespe / Cebraspe possuem um nível de cobrança bem alto. Em geral as redações do Cespe / Cebraspe costumam pedir apenas 30 linhas. Outras bancas variam entre 60 e 90 linhas.

Por fim, se você ainda está em dúvida se pode deixar muitas questões em branco, fique sabendo que a resposta é não. Pense, se você se preparou, deve deixar no máximo 10% da prova Cespe / Cebraspe em branco. Ao deixar mais do que isso, você acabará demonstrando que apenas está com medo de marcar as respostas. E como para passar em um concurso é necessário fazer muitos pontos, você não pode desperdiçar a chance de conseguir uma boa pontuação apenas porque ficou inseguro e deixou muitas questões em branco.

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

um + 11 =