Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR): tudo para passar nos concursos dessa banca

Conheças a organizadora do concurso que você tem interesse é de suma importância para a sua aprovação. Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre o Núcleo de Concursos da UFPR, ou melhor a NC UFPR Concursos. Assim, você pode conhecer um pouco mais sobre o seu estilo de cobrança e estar mais bem preparado para enfrentar a prova concurso NC UFPR. Então, não deixe de acompanhar este texto até o final, anote nossas dicas e fique mais perto de conquistar a aprovação no certame dos seus sonhos.

Sobre o Núcleo de Concursos da UFPR

Mas, antes de falar sobre as provas, você precisa conhecer um pouco mais sobre a história da banca da UFPR. Sendo assim, o Núcleo de Concursos da UFPR é uma unidade vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela foi criado em 1973, com o nome de Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV), recebendo sua denominação atual por intermédio da portaria 095/2002 do Gabinete do Reitor.

Sendo assim, o NC funcionou no Centro Politécnico até o ano de 2006, quando foi transferido para o Campus I – Agrárias, passando a ocupar uma estrutura mais compatível com suas atividades. Dessa forma, podemos dizer que esta organizadora tem como objetivo oferecer processos de avaliação para ingresso tanto de estudantes em cursos de graduação, quanto para candidatos em cargos públicos.

Assim, a NC UFPR Concursos já organizou certames de diversas prefeituras do Paraná, da Polícia Militar do Paraná (PM PR), da Companhia Paranaense de Eletricidade (COPEL), da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR), da Defensoria Pública do Estado do Paraná e muito outros. Ou seja, são certames de peso e para conferir mais, você também pode pesquisar por NC UFPR concurso Curitiba.

Estilo de cobrança do Núcleo de Concursos da UFPR

Agora que você já sabe quem é o NC UFPR Concurso, podemos falar mais especificamente sobre o seu estilo de cobrança. A prova concurso NC UFPR são geralmente de múltipla escolha trazendo quatro alternativas de resposta. Além disso, ela costuma ser bem abrangente, incluindo perguntas de atualidades e matérias jurídicas. Podemos dizer que ela tem um nível de dificuldade intermediário.

Além disso, as provas de nível fundamental e médio são compostas por apenas um prova objetiva. Já as seleções com vagas para nível técnico e superior trazem, além da prova objetiva, uma prova discursiva que costuma ser uma questão ou uma redação. Então, se você quer preencher uma vaga de nível superior é interessante focar seus estudos também na redação. Afinal, essa é uma das partes que mais reprova candidatos. Também não deixe de ficar de olho nas atualidades do país e do mundo, pois elas podem aparecer como tema da prova discursiva.

Como estudar para a banca da UFPR

Além de contar com um preparatório para te mostrar o menor caminho até a aprovação. Outra boa forma de se preparar para a prova concurso NC UFPR é responder questões que já foram aplicadas em concursos anteriores da banca. Assim, você tem uma prévia do que estará te esperando no dia oficial, quando for valendo uma vaga como funcionário público.

Então, pesquise por questões mais recentes. De preferência, encontre perguntas do concurso e cargo que você quer conquistar uma vaga. Dessa forma, sua preparação fica ainda mais direcionada e você tem melhores resultados. E na hora de testar os seus conhecimentos, além de escolher a alternativa correta, é interessante que você consiga dizer os motivos que levam as demais opções a estarem erradas. Assim, você não erra uma questão por mera falta de atenção e consegue fixar melhor o conteúdo em sua mente.

Dessa forma, quando estiver respondendo questões do Núcleo de Concursos da UFPR preste bastante atenção aos detalhes. Confira o nível de dificuldade das questões, o tamanho dos enunciados, se há muitos textos na matéria de língua portuguesa e tudo mais que conseguir. Afinal, são detalhes que fazem a diferença, te deixam mais confiantes para a prova e dois passos a frente dos demais concorrentes. Mas, não esqueça de praticar todo os dias e acompanhar o seu desempenho semana a semana e por disciplina. Afinal, esse acompanhamento faz toda a diferença na sua preparação!

Resolva provas completas

Além de responder questões, nosso conselho é que você procure por prova concurso NC UFPR e resolva o teste inteiro. Pode parecer similar, mas é uma preparação ainda mais completa. Então, pesquise pela última prova do concurso e cargo que você tem interesse em ser aprovado e imprima. Depois, escolha um canto silencioso da casa e resolva todas as questões da prova. Mas a ideia é simular o dia oficial de provas, então, deixe ao seu lado apenas um chocolate e uma garrafinha de água. E faça poucas pausas. Também é interessante deixar o celular mais afastado cronometrando o seu tempo de resolução.

Depois disso, é só conferir as suas respostas com o gabarito oficial do teste. Então, confira como foi o seu desempenho e repita essa ação depois de um mês de preparação. Mas, lembre-se, esse é o momento certo de errar e aprender. E por mais que tenham milhares de pessoas concorrendo no concurso, concentre-se em você e no seu aprendizado. Afinal, você é a única pessoa que precisa superar todos os dias para chegar onde quer.

E por falar em desempenho, resolver provas e questões também serve como um termômetro para acompanhar a sua preparação. Afinal, se você estiver errando muitas perguntas de interpretação de texto, por exemplo, já sabe que precisa revisar este tema durante os estudos. Por isso, é importante esse acompanhamento. E quanto mais você progredi, mas focado estará no seu objetivo, o de ser um funcionário público e aproveitar todas as vantagens desse cargo e da carreira em si. Como, por exemplo, estabilidade financeira, salário mais alto do que a média do mercado de trabalho, diversos benefícios como vale alimentação e auxílio creche para os filhos e muito mais. Então, foque nos estudos agora e tenha uma carreira de sucesso amanhã.

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

18 − 4 =