Fundação Carlos Chagas (FCC): tudo sobre esta banca!

Conhecer mais sobre o estilo de cobrança da banca te deixa mais perto da aprovação. Por isso, no post de hoje, vamos te contar tudo sobre a Fundação Carlos Chagas. Então, se essa é a organizadora do concurso que você quer garantir uma vaga, venha conferir mais sobre essa empresa e, principalmente, descubra como estudar para concurso da FCC.

Fundação Carlos Chagas

Sendo assim, antes de tudo, precisamos te contar um pouco sobre a parte institucional da Fundação Carlos Chagas. A FCC é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos. Ela atua em duas grandes áreas, a primeira delas envolve avalição, concursos, processos seletivos e pesquisa e a segunda está ligada a educação. Dessa forma, há mais de 50 anos, a FCC é reconhecida pela competência na realização de concursos, vestibulares e avalições de sistemas e pesquisas socioeducativas.

Sendo assim, quando o assunto é a organização de concursos, a banca Fundação Carlos Chagas tem três pilares: qualidade, segurança e credibilidade. Confira algumas características importante logo abaixo:

  • Equipes técnicas atualizadas nas seguintes áreas: planejamento e execução de projetos, psicometria, estatística, processamento de dados, segurança da informação, logística, transporte, jurídica, atendimento ao candidato e acessibilidade.
  • Instalações internas monitoradas, gráfica própria com rígido controle de produção e embalagem.
  • Logística eficiente em todo território nacional.
  • Investimento em tecnologia e segurança da informação.
  • Projetos exclusivos que visam a atender a necessidade de cada instituição.
  • Resultados confiáveis e eficientes pautam nosso pioneirismo e tradição.

Como é a banca FCC?

Agora que você já conhece mais sobre a parte institucional, vamos te falar como é a banca FCC e o que você deve esperar das provas organizadas por ela. Então, para começar, é preciso lembrar que ela está entre as cinco principais bancas do país, por isso, as provas organizadas pela FCC estão entre as mais concorridas. Mas, calma, com uma preparação direcionada você conseguirá alcançar a tão sonhada aprovação.

Sendo assim, uma das perguntas mais comuns é: como é a prova da FCC? É preciso lembrar que o seu nível de dificuldade e mais alguns detalhes podem mudar de acordo com o certame e os cargos. Porém, podemos dizer que suas provas são de múltipla escolha, com cinco alternativas em cada questão, sendo que só uma é considerada certa.

É preciso esclarecer que há algum tempo, a Fundação Carlos Chagas concursos era conhecida como uma banca que cobrava muita decoreba. Mas, atualmente, a FCC vem deixando essa parte de lado, assim como a literalidade da lei, e vem cobrando mais raciocínio e interpretação. Ou seja, com as provas cobrando mais competências cognitivas, o candidato precisa estar mais bem preparado para enfrentá-las.

A boa notícia é que essa não é uma organizadora que vai trazer pegadinhas em suas provas. Mas, a nossa dica é que você foque seus estudos em língua portuguesa e informática. Essas duas matérias costumam contar com questões mais aprofundadas. Além disso, em Direito, além de cobrar questões sobre o conhecimento das leis, é pedido que o candidato também saiba aplicar aquele conhecimento na prática.

Provas organizadas pela FCC – Língua portuguesa

Como já falamos, se você quer saber como estudar para concurso da FCC, a disciplina de língua portuguesa precisa estar no seu foco de preparação. Então, nada mais justo do que te dar um direcionamento para os seus estudos. Sendo assim, as provas trazem a gramática como prioridade. Dessa forma, você verá menos questões acompanhadas de textos e mais perguntas voltadas para conhecimentos da gramática.

A Fundação Carlos Chagas tende a exigir conhecimento sobre:

  • Concordância (principalmente concordância verbal);
  • Pontuação;
  • Emprego das conjunções semânticas;
  • Reescrita de textos;
  • Reconhecimento de frases corretas e incorretas;
  • Emprego dos pronomes oblíquos átonos;
  • Colocação pronominal;
  • Vozes verbais, sobretudo voz passiva;
  • Estudo morfológico do verbo (conjugação verbal, correlação verbal, emprego e reconhecimento dos tempos e modos verbais).

Provas organizadas pela FCC – Informática

A disciplina de informática também foi citada anteriormente neste texto como a outra matéria, além do português, que deve ser o foco dos seus estudos. É importante dizer que para esta matéria, a banca Fundação Carlos Chagas costuma trazer textos mais longos nos enunciados e itens para serem avaliados.

Confira abaixo, quais são os principais temas cobrados nas questões de informática:

  • Internet: rede de computadores, intranet e extranet, computação na nuvem, serviço de busca, navegadores, protocolos, ferramentas de segurança, malwares, e-mail e redes sociais;
  • Sistemas operacionais: MS Windows 10, MS Windows 7, Windows 8 e Linux;
  • Office 2013: Word, Excel e PowerPoint;
  • Segurança da informação: pilares da segurança, backup, segurança lógica, segurança física, biometria e criptopgrafia;
  • Office 2010: Word, Excel e PowerPoint;
  • Hardware e software: hardware, software, periféricos, memórias, processadores e discos;
  • LibreOffice: Impress, Writer e Calc;
  • Office 2016: Word, Excel e PowerPoint;
  • Office 2007: Word, Excel e PowerPoint;
  • BrOffice: Impress, Writer e Calc.

Como estudar para concurso da FCC

A melhor forma de como estudar para concurso da FCC é testar seus conhecimento respondendo provas organizadas pela FCC. Afinal, assim, você pode simular o dia da prova e ainda aprender na prática. Então, pesquise sobre as provas organizadas pela FCC e responda quantas questões puder por semana.

O ideal é que você pesquise por provas que foram aplicadas para o mesmo órgão que tem interesse em conquistar uma vaga, ou, pelo menos, por testes que foram aplicados para o mesmo nível de escolaridade que o cargo que você tem interesse. Assim, é possível conferir mais sobre o perfil da FCC e ter melhores resultados.

Dicas sobre a Fundação Carlos Chagas

Uma dica importante é que, na hora de responder as questões, você não apenas consiga apontar qual é a alternativa correta, como também, consiga dizer os motivos que levam as demais alternativas a estarem erradas. Assim, você evita de errar uma questão por falta de atenção e pode fixar melhor o aprendizado na sua mente.

Além disso, outra boa prática é imprimir uma das provas organizadas pela FCC e resolver todas as questões. Mas, a ideia é fazer como se fosse no grande dia. Então, escolha um canto silencioso da casa, deixa ao seu lado apenas uma garrafinha de água, um chocolate ou uma barrinha e cereal e faça poucas pausas. Deixe o celular mais afastado, cronometrando o seu tempo de resolução. Depois de finalizar, é só conferir as suas respostas com o gabarito oficial. Repita essa prática depois de um mês de preparação e confira o seu desempenho.

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

20 + dezenove =