Estudar língua portuguesa para o concurso da Receita Federal: confira essas dicas!

Se você está focado no concurso Receita Federal, precisa conferir quais são os temas e disciplinas mais cobrados para antecipar sua preparação e sair à frente dos concorrentes. E uma as matérias que tem um grande destaque nos certames é a língua portuguesa. Afinal, praticamente todos os editais possuem a presença dessa matéria independente do órgão e cargo escolhidos e com a RFB não é diferente.

Então, independente se você ama ou odeia a matéria de língua portuguesa, saiba que você vai precisar abrir espaço na sua agenda de estudos para ela. Mas, não se preocupe que estamos aqui para ajudar nessa caminhada rumo à aprovação. Confira as dicas especiais que separamos pensando em você e na sua futura carreira pública e conheça quais são os temas mais cobrados nas provas.

Concurso Receita Federal: o que cai de língua potuguesa?

O edital do concurso Receita Federal sempre traz o conteúdo programático, ou seja, a listagem com as matérias e assuntos que podem aparecer na sua prova. Porém, como esse é um certame bastante concorrido, o ideal é que você consiga antecipar sua preparação, em outras palavras, é importante que você não espere pela publicação do edital. Afinal, quando o edital é publicado há pouco tempo até a data da prova. Assim, pode não dar tempo de ver todo o conteúdo de forma consistente e se sentir preparado para conquistar uma vaga.

Dessa forma, você pode conferir os últimos editais e provas para ter um direcionamento do que estudar. Sendo assim, no último concurso Receita Federal, a disciplina de língua portuguesa teve um destaque especial. Para o cargo de Auditor Fiscal, que é um dos mais concorridos, a prova de conhecimentos gerais trouxe 20 questões dessa matéria. Ou seja, das 70 questões cobradas, 20 eram de português, era também a matéria com o maior número de questões. Assim, você já pode conhecer um pouco da sua importância para este certame.

Temas mais cobrados de língua portuguesa

Para te ajudar a iniciar os estudos com o pé direito, separamos os temas mais cobrados de língua portuguesa. Esse levantamento foi realizado com base nos editais e provas anteriores dos concursos da Receita. Confira logo abaixo:

  • Compreensão e interpretação de textos;
  • Redação – Reescritura de textos;
  • Coesão e coerência;
  • Uso da vírgula;
  • Pontuação;
  • Siginificação contextual de palavras e expressões;
  • Sinônimos e antônimos.

Já que esses são os temas mais cobrados, sua preparação precisa começar por eles. Assim, você otimiza seu tempo de estudos com aquilo que realmente importa: o que será cobrado na sua prova.

Teste seus conhecimentos respondendo questões de concursos anteriores

Uma das melhores formas de testar seus conhecimentos de língua portuguesa é respondendo questões de concursos anteriores do mesmo órgão. Assim, você consegue conferir quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados. Além disso, também é possível ter uma prévia do que estará te esperando no dia oficial de prova, quando estiver valendo a sua aprovação.

Sendo assim, a nossa dica é que você responda questões diariamente. Encontre uma plataforma que ofereça perguntas atualizadas, assim como comentários e vídeos de resolução. Assim, caso você erre uma questão, pode conferir como foi o caminho até encontrar a resposta certa.

Essa prática também vale para revisar os assuntos que já foram estudados. Afinal, com tantos conteúdos é normal esquecer alguns dos temas aprendidos. Mas, se você praticar constantemente vai conseguir relembrar cada um deles.

Outro ponto importante é ficar de olho no seu desempenho. Então, observe quantas questões você errou e acertou na semana e quais eram os temas delas. Assim, você pode conferir como está o seu progresso e manter o seu objetivo de ser aprovado no concurso da Receita Federal. Mas lembre-se, apesar de ser um certame concorrido, você é o seu maior concorrente, é a única pessoa que precisa ser superada todos os dias.

Resolva provas completas da Receita Federal

Resolver provas completas pode soar similar a responder questões avulsas de língua portuguesa, mas é uma prática ainda mais completa. Assim, você consegue conferir qual é o seu tempo de resolução. Afinal, no dia da prova, você terá um tempo máximo para a entrega. Sendo assim, é importante desde já conferir se você está dentro desse prazo ou se precisa acelerar um pouco o raciocínio.

Então, para essa prática, você pode fazer o download da última prova do certame e imprimir o arquivo. Depois disso, escolha um canto silencioso da casa, deixe ao seu lado apenas um garrafa de água, caneta e um chocolate. Pronto, agora é só começar a responder as questões. Lembre-se de fazer poucas pausas e cronometrar o tempo. Depois disso, e só conferir as suas respostas com o gabarito oficial e repetir a simulação após 15 ou 20 dias com uma nova prova.

Aposte em um preparatório para o concurso da Receita Federal

Precisamos lembrar que investir em um curso online para concurso da Receita Federal te deixa mais perto de conquistar uma das vagas. Afinal, só assim você conseguirá ser direcionado para os assuntos mais cobrados de todas as matérias.

Além disso, faz toda a diferença aprender com videoaulas. Pois assim, você tem ao seu lado a experiência de professores que entendem muito não apenas da matéria em si, mas também de concurso público. Por isso, eles conseguem direcionar sua aprendizagem e trazer explicações claras e diretas ao ponto. Sem dizer que você tem a opção de aprender ou revisar assuntos em aulas de 30 minutos em vez de passar horas lendo textos monótonos de uma apostila.

Sem dizer que as oportunidades não tem hora para chegar, então, você precisa estar preparado e estudar para concursos públicos previamente. E o investimento que você fez para realizar um curso online para analista tributário da Receita Federal, por exemplo, já será recuperado no primeiro mês de salário como funcionário público e você nem se lembrará dessa época de estudos e preparação.

Então, foque nas nossas dicas e conquiste uma das futuras vagas na Receita Federal do Brasil e tenha acesso a todos os benefícios que a carreira pública pode disponibilizar para você.

Deixe seu Comentário