Como ser aprovado na OAB de primeira?

Você que faz a faculdade de Direito ou que se formou recentemente, com certeza sonha em ter sucesso na prova do Exame da Ordem logo na primeira tentativa, não é verdade? É fácil? Sejamos sinceros, não é! Mas com as dicas que separamos e apresentaremos na sequência deste post, ser aprovado na OAB logo de cara se tornará uma tarefa bem mais simples.

As avaliações para conquistar a carteira de advogado são reconhecidamente complexas, tanto que os índices de aprovação não costumam ser altos. Porém, isso não deve ser tomado como um objetivo impossível, muito pelo contrário. Então, independente de como é o histórico de aprovação na 1ª fase da OAB, nem pense em desistir.

Aliando as dicas abaixo, com muita dedicação e disciplina, acredite, sua preparação tem tudo para terminar com um final muito feliz, pois você certamente terá um desempenho muito mais eficiente, seja na 1ª fase da OAB ou na 2ª. Então vamos lá…

1 – Esteja por dentro de todas as regras do Exame

Conhecer o regulamento sobre como é a prova da OAB e as exigências expostas no edital publicado pela organizadora, no caso a Fundação Getúlio Vagas (FGV), é de fundamental importância e, com certeza, é o pontapé inicial para quem busca a aprovação.

Portanto, tome como prioridade realizar uma leitura minuciosa desse documento, compreenda todas as “regras do jogo”, saiba qual a nota para passar na OAB, entenda como funciona a cobrança na 1ª fase, como agir na 2ª fase, entre outros detalhes importantes.

Nunca desdenhe do edital! Pode ter certeza que nesse caso ele é um dos principais aliados de quem realmente quer ter sucesso na prova da OAB.

2 – Saiba escolher a área da 2ª fase

Ao escolher a área para a prova prático-profissional, opte por aquela com a qual você teve mais afinidade durante o curso de Direito ou aquela na qual pretende atuar. Assim conseguirá estruturar com mais facilidade a peça e assegurar os cinco pontos que ela vale.

Portanto, evite a todo custo fazer a escolha com base em estatísticas sobre qual área é mais ou menos fácil, isso pode acabar se tornando uma armadilha e colocando em total risco a sua aprovação de primeira.

 3 – Tenha um cronograma

Ninguém te conhece melhor que você mesmo. É óbvio, mas não custa deixar isso claro. Então que tal organizar sua rotina, estipulando horários tanto para os estudos como para momentos de lazer, alimentação, descanso, entre outros? O equilíbrio também faz parte do jogo.

Não deixe de inserir no seu cronograma detalhes sobre sua preparação para o Exame da OAB, como por exemplo:

15h às 17h – Resolver questões de Exames anteriores

17h às 19h – Revisar os conteúdos vistos no dia anterior

20h às 22h – Assistir videoaulas

Assim você aprofunda mais o que deve fazer, pois deixar informações vagas em sua programação pode, mesmo que inconscientemente, dar brechas para a procrastinação e trazer dificuldades nessa caminhada sobre o que estudar para passar na OAB.

4 – Escolha se preparar assistindo videoaulas

Como você pôde ver no tópico acima, mencionamos “assistir videoaulas” no cronograma de estudos, e essa menção se deve ao fato de que sem dúvidas trata-se da forma mais eficaz de se preparar para a prova de primeira fase do Exame de Ordem, assim como também para a segunda fase, de preferência aquelas que abordem apenas conteúdos que realmente serão cobrados.

As videoaulas encontradas no curso online para OAB são muito mais dinâmicas e eficazes, além de conseguirem sintetizar de forma rápida os assuntos, fazendo com que você tenha economia de tempo, algo jamais conseguido por quem estuda lendo apostilas.

Os cursos online apresentam aos alunos o caminho mais rápido para que alcancem seus objetivos, no caso dos advogados, a Carteira da Ordem. Afinal de contas, as mesmas videoaulas sobre as quais falamos acima, além de abordarem o que de fato cai na prova, ainda estão organizadas em formato de plano de estudos. Basta seguir a ordem apresentada e automaticamente você estará se preparando da melhor forma, e verá como estudar para passar na OAB pode ser mais fácil do que se imagina.

Portanto, sejam videoaulas para o Exame de Ordem, videoaulas para ENEM, ou videoaulas para concursos públicos, elas certamente te mostrarão o caminho mais curto para alcançar o sucesso.

5 – Ter disciplina faz toda diferença

Se propôs a ser aprovado de primeira? Então leve isso a sério! De nada vai adiantar você adquirir um ótimo curso online para o Exame da Ordem e não dar a devida importância aos estudos.

Siga à risca tudo o que documentou após ter lido a dica de número 2 que leu pouco mais acima. Jamais esqueça que é a sua aprovação que está em jogo. Então, se colocou no cronograma, cumpra. Não se sabote!

Ser disciplinado é isso, se preparar quando for a hora de se preparar, descansar quando for momento de descansar, dar aquela olhada nas redes sociais quando seu cronograma disser que isso deve ser feito… Pode ter certeza que assim alcançar o objetivo de assinalar com convicção quantas questões tem que acertar para passar na OAB será muito mais tranquilo.

6 – Relaxar também faz parte do processo

Lembre-se de respeitar os limites do seu corpo. Você não é uma máquina! Estudar até ficar exausto não será nada benéfico, muito pelo contrário, pois as chances de assimilar tudo o que assistiu, mesmo tendo investido no melhor curso online para 1ª fase OAB, serão quase nulas, afetando assim seu desempenho e exigindo um retrabalho.

Quando notar que o conteúdo está começando a ficar mais complexo que o normal, relaxe um pouco, vá até a cozinha tomar uma água, assista um pouco de televisão, dê um tempo para sua mente. Depois, pode ter certeza, você voltará com muito mais vontade de aprender e facilidade para assimilar os conteúdos que vão cair na prova de primeira fase da OAB.

Gostou das nossas dicas? Te ajudamos a sentir mais confiança de que é possível ser aprovado de primeira? Então agora é com você! Coloque tudo que leu em prática e logo estará atuando na profissão com a qual sempre sonhou, sendo certamente um(a) grande advogado(a).

Deixe seu Comentário