6 dicas de estudo para o próximo concurso da policial federal?

Sempre que um edital da Polícia Federal é divulgado, a lista de candidatos inscritos é enorme. Afinal, quem não sonha em se tornar um servidor público da PF? Os benefícios para quem é aprovado são enormes!

E se você faz parte dos brasileiros que tem esse sonho, veio ao lugar certo! Aqui você vai encontrar dicas preciosas de como se preparar para esse certame. Confira:

Como se preparar para o Concurso da Polícia Federal?

Se preparar para um concurso público não precisa ser tão difícil quanto parece. Aplicando o método certo e seguindo o planejado, a aprovação pode estar mais perto do que você imagina.

E para te ajudar nessa preparação para o próximo concurso Polícia Federal, separamos algumas dicas para passar de primeira. Confira:

Escolha o cargo

O primeiro passo para começar a se preparar para um concurso é definir para qual dos cargos do concurso da Polícia Federal você quer prestar o concurso. Assim, pode iniciar a sua preparação mais focada na área em que vai atuar.

Comece já

Essa dica é uma das mais importantes para quem está se preparando para o concurso policia federal. Não espere o edital ser publicado – até porque o período entre a publicação e a prova é curto. Pode parecer uma dica boba, mas é incrível como essa coisa do “amanhã eu começo” faz a gente perder tempo. Se o seu objetivo é ter um cargo público, é melhor começar hoje mesmo porque a concorrência é grande.

Pratique com exercícios

Resolver simulados e provas anteriores facilitará no entendimento da lógica da prova e na gestão do tempo de resolução.

Descubra qual é a banca responsável pelo concurso que você irá prestar, pois apesar da variação nos temas, o formato das questões deverá ser o mesmo de certames já realizados.

Portanto, treine como se fosse o dia oficial. Veja qual é o tempo total da prova e dividida pelo número de questões. Com isso, você saberá o tempo máximo por questão e treinará a sua agilidade.

Escolha bem seu material

A nossa dica é que você escolha um cursos para concursos públicos. Há muitos preparatórios disponíveis, mas é importante encontrar aquele que melhor otimize seu tempo. Afinal, assim que o edital é publicado, você normalmente não possui muito tempo disponível para a preparação, pois a prova já é agendada para a sequência. Então não dá para perder tempo estudando errado, você não pode levar horas lendo o conteúdo em uma apostila, sendo que você pode aprender tudo em uma videoaulas para concursos de 30 minutos. Por isso, estudar para concurso online é a melhor opção.

E se você está se perguntando como começar a estudar para concurso sozinho, o Aprova te dá o apoio que precisa, mas também te deixa livre para seguir seus horários e sua rotina. Nos nossos cursos, todo o material é disponibilizado em forma de plano de estudos, ou seja, você inicia sua preparação pelo conteúdo mais importante e vai afunilando o conhecimento. Porém, sempre otimizando seu tempo e trazendo apenas o que cai na prova.

Defina um local de estudo

Já imaginou estudar em uma mesa bagunçada, perdendo tempo procurando anotações por não saber onde está? Ou estudar em um ambiente com muito barulho que atrapalhe a sua concentração?

Por isso é tão importante ter um local preciso, preparado para estudar. Essa preparação vai te ajudar a se manter concentrado e melhorar sua memória para fixar os conteúdos estudados.

Organize seus horários

Avalie quanto tempo você tem para estudar e utilize um método para organizar sua preparação. Quem trabalha e estuda tende a ter menos tempo, mas quem é concurseiro em tempo integral às vezes cai na armadilha de achar que tem tempo de sobra. Defina horários certos para estudar e faça um planejamento de longo prazo para cobrir todo o conteúdo do edital que você está focado. Divida as matérias e estude-as de modo intercalado, para que não fique muito tempo sem estudar um dos itens. A revisão das matérias com frequência é fundamental para mantê-las vivas na memória.

Pratique exercícios físicos e relaxe

Não deixe que a fadiga torne seus pensamentos confusos, sua mente precisa de um intervalo para manter-se produtiva.

Exercícios físicos ajudam o corpo a liberar a adrenalina e outros hormônios importantíssimos para a concentração e o foco. Por exemplo, começar o dia com 30 minutos de caminhada antes dos estudos fará com que o cérebro esteja mais ativo e assimile melhor as informações.

Para ajudar os concurseiros não só na hora dos estudos, mas também nos intervalos entre um período e outro de muita concentração, disponibilizamos no Spotify uma playlist para prática de atividade física.

Mantenha-se motivado

É muito importante que o incentivo venha de você mesmo. E algumas atitudes suas podem ser tóxicas, fazendo com que você sabote seu próprio sucesso. Mas antes de evitar, você precisa identificá-las:

 

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

quatro − 4 =