Home » Exame da OAB: como é a prova
O Exame da OAB é o foco de milhares de advogados e advogadas, afinal a aprovação nele é exigida para que os profissionais sigam com suas carreiras na área. E para conquistar essa aprovação, você precisa conhecer mais sobre a prova e é para isso que este post serve. Vamos te contar todos os detalhes sobre o teste e ainda dar dicas essenciais para a sua preparação.
A primeira coisa que você precisa saber é que o Exame OAB é formado por duas etapas: 1ª fase e 2ª fase. Elas são aplicadas em todo o país de forma simultânea em cerca de 168 municípios. E para conquistar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil é necessário ser considerado apto em ambas.
A primeira fase é formada por uma prova com 80 questões de múltipla escolha com quatro opções de resposta (A, B, C e D), sendo que apenas uma delas é considerada certa no gabarito OAB. E para ser aprovado, o candidato precisa acertar no mínimo 50% da prova, ou seja, 40 perguntas.
As questões são sobre diversas disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de graduação em Direito e outras adicionadas pela OAB. Confira a lista de matérias cobradas:
Mas, é importante lembrar que o número de questões não são divididas da mesma forma entre as disciplinas citadas anteriormente. Algumas delas, como é o caso de Direito Civil, contam com um número bem maior de questões na prova. Por isso, é importante contar com um curso OAB, assim, você consegue ter acesso a uma prepação mais irecionada, otimizando seu tempo de estudo.
Já a 2ª fase é muito mais direcionada, você escolhe uma área dentro do direito e toda a prova será focada nela. Assim, na hora de escolher é importante levar em conta quais são suas competências e preferências, suas experiências com trabalhos em sala de aula e até mesmo estágios. Confira abaixo quais são as sete opções disponíveis:
Além disso, essa prova é composta por duas partes: uma peça processual e quatro questões discursivas. Sendo que a peça pode valer até 5 pontos e cada questão vale 1,25 pontos. Sendo assim, para ser considerado aprovado, o candidato precisa ter aproveitamento de 60% do teste, ou seja, alcançar 6 pontos. Ou seja, não é possível focar apenas nas questões, nem só na peça, é necessário ter um equilíbrio entre essas duas frentes. Mas atenção, se o candidato zerar a peça já não há mais chances de aprovação.
A 2ª fase também tem duração máxima de 5 horas, mas diferente da primeira etapa, essa prova permite consulta. Confira quais materiais são liberados segundo o edital da FGV.
Também vale mencionar os itens que estão expressamente proibidos durante a prova da OAB:
Para quem não sabe, a banca organizadora é a mpresa responsável pelo exame, assim como, pela aplicação das provas. A atual examinadora do Exame OAB é a Fundação Getúlio Vargas, conhecida também como FGV. E é bem importante que você conheça um pouco mais sobre o estilo de cobrança dela. Assim, você fica mais familiarizado com a prova e se sentirá mais confiante no grande dia, quando estiver valendo a sua aprovação.
Por isso, a nossa dica é que você treine respondendo perguntas de edições anteriores do exame. Essa prática também serve como um termômetro de preparação, afinal, com base nos seus erros e acertos, você pode conferir quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados. Então, acrescente a prática de responder questões a sua rotina diária de estudos. Mas, lembre-se de conferir sempre o seu desempenho e comparar com os resultados das semanas anteriores e entre as disciplinas.
Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário