Videoaulas ou material escrito: o que é melhor para estudar para concurso?

Quem pensa em conquistar uma vaga em concurso público sabe que o caminho é longo e a preparação é pesada.

Diante destas condições, muitos concurseiros, sejam eles experientes ou não, possuem dúvidas quanto como estudar para concurso público.

O grande motivo para este questionamento pode ser explicado pelas diferenças entre estudar online para concurso, por meio de videoaulas, ou estudar com material escrito, com livro para concurso publico.

Então, se você também compartilha desta dúvida ou está em fase de decidir sobre o melhor material de estudo para concursos públicos, este texto será sob medida para você. 

Isso porque, além de esclarecermos as diferenças entre estes dois tipos de materiais, também abordaremos algumas dicas para estudar concurso. É só ficar ligado! 

Como estudar para concurso: videoaulas x material escrito

Enfim, chegou a hora de descobrir a grande diferença entre estes dois tipos de materiais de estudo para concursos públicos. 

Porém, antes de mais nada, é preciso esclarecer que aqui não existe certo nem errado. Existe sim, um método que melhor se encaixa ao seu perfil de estudo e facilitará a sua rotina de aprendizagem, de acordo com as suas habilidades. 

Sendo assim, a partir de agora, iremos pontuar as principais vantagens e desvantagens de cada material. 

Videoaulas

A principal vantagem do conteúdo disponibilizado por meio de videoaulas é a otimização do seu tempo de estudo. 

Isso porque, as videoaulas são esquematizadas de forma que trazem um conteúdo facilitado, para ser consumido sem grandes dificuldades. Ou seja, os assuntos são trabalhados por professores especialistas em cada disciplina, o que facilita a compreensão do conteúdo e esclarece pontos específicos que podem gerar dúvidas. 

Outra vantagem que deve ser levada em consideração ao se optar pelo estudo por videoaulas é a comodidade de poder estudar onde e quando quiser. Basta dar o play! 

Porém, como nem tudo são flores, o estudo por videoaulas também tem suas desvantagens. Uma delas é a impossibilidade de fazer anotações no próprio material. Pode até parecer besteira, mas para quem gosta de estudar efetuando grifos ou anotações esta é uma perda considerável. 

Um outro ponto negativo é que, muitas vezes, por possuírem uma curta duração, as videoaulas podem apresentar um conteúdo superficial, sem aprofundamento. 

Material escrito – PDFs, apostilas ou livros

Por outro lado, os materiais escritos não sofrem com a falta de aprofundamento, uma vez que não possuem limitação de tempo ou espaço. Assim, todo o conteúdo do edital pode ser abordado no PDF, com a vantagem adicional de ser complementado por livro de questões para concurso.

Aqui existe ainda a possibilidade de se efetuar comentários e grifos no material, identificando os pontos mais importantes do conteúdo. 

Como desvantagens deste estilo de material podemos apontar a dificuldade do conteúdo. Por exigir a leitura em 100% do tempo, estudar desta forma pode ser cansativo e difícil. 

Uma outra desvantagem do método é a limitação do local de estudo. Enquanto nas videoaulas você pode, ao menos, escutar os áudios, os PDFs e livros não oferecem esta opção. 

Melhores cursos online para estudar

Agora que você já entendeu algumas diferenças entre o estudo por meio de material escrito e as videoaulas, pode estar se perguntando qual o melhor curso online para estudar para concurso.

E para te ajudar a responder esta questão, elaboramos abaixo alguns critérios que devem ser levados em consideração na hora de formalizar a sua escolha. 

Então, se você resolver estudar para concurso online, fique atento ao conteúdo abaixo:

Variedade do material

Em primeiro lugar, você deve analisar os materiais oferecidos pelo curso preparatório. 

Tenha em mente que, quanto mais variedade, melhor. É importante que o curso disponibilize ao menos duas opções de estudo combinadas, como por exemplo materiais escritos em PDFs e videoaulas. 

Assim você pode estudar utilizando as videoaulas e complementar o seu aprendizado utilizando os PDFs. 

Porém, caso o preparatório não ofereça ao menos duas opções, você deve considerar uma busca por materiais complementares, o que significa um investimento financeiro ainda maior. 

Qualidade do material

E não basta somente oferecer os PDFs e as videoaulas. Esses materiais precisam possuir qualidade e serem:

  • completos: com toda a teoria (conteúdo programático) cobrada no edital, além de trazer muitas questões comentadas pelos professores;
  • didáticos: a teoria deve ser passada de forma esquematizada, simples e descomplicada, de modo que facilite a aprendizagem. Você precisa ter prazer em sentar e estudar aquele material;
  • objetivos: o material precisa ir direto ao ponto, sem enrolação. Ele deve trazer somente o que cai em prova, e não um monte de teoria que nunca é cobrada;
  • atualizados: se você estudar por materiais desatualizados, corre o risco de errar questões na hora da prova e isso pode te custar caro.

Corpo docente qualificado

Para poder passar o conteúdo de forma aprofundada e completa, os professores precisam ser especialistas nas suas áreas e estarem atualizados com as regras e normas dos concursos públicos. 

Resultados comprovados

De nada importa um curso fazer um monte de propaganda dizendo que é o melhor curso para concurso do mercado, se não tem resultados para comprovar sua qualidade.

Por isso, fique de olho na divulgação dos resultados obtidos pelo cursinho e também no depoimento de ex-alunos que fizeram uso dos respectivos métodos de ensino. 

Geralmente, estas informações são encontradas no próprio site de venda do curso preparatório, pois fazem parte do apelo comercial. 

Reputação do curso

Uma pesquisa rápida na internet no site Reclame Aqui pode esclarecer suas dúvidas quanto a reputação de um curso preparatório. 

Para não cair em ciladas, vale ainda ficar atento à reputação da empresa nas redes sociais e monitorar o atendimento prestado aos seus alunos. 

Considerando os critérios acima, encontramos, no mercado de concursos públicos, algumas instituições que se enquadram a eles e fazem grande sucesso entre os concurseiros, estando entre as suas principais opções. Confira nossa lista: 

Gran Cursos 

Aprova Concursos 

Estratégia Concursos 

Direção Concursos 

AlfaCon Concursos 

Casa do Concurseiro

Concurso Virtual 

CERS 

Ponto dos Concursos 

O que estudar para concurso público

Se você está perdido e não sabe o que estudar para concursos públicos, nós vamos te ajudar com uma última dica. 

Para quem está iniciando a vida de concurseiro, alguns conteúdos são fundamentais e merecem toda atenção, pois fazem parte da maioria das seleções de níveis Médio e Superior. 

Nesse sentido, fique atento às disciplinas de Atualidades, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Ética no Serviço Público e Noções de Administração. 

 

Deixe seu Comentário