Qual a melhor maneira de se preparar para o Enem?

Hoje vamos te contar qual a melhor maneira de se preparar para o Enem. Você saberá como o MEC elabora a prova do Enem, como é a redação do Enem, a estrutura da prova do Enem e ainda como se preparar para o Enem. Confira tudo no texto a seguir!

O que é o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, também chamado pela sigla Enem é uma avaliação anual que tem o objetivo de atestar a qualidade do Ensino Médio em escolas de todo o País. Esse exame é a principal porta de acesso a cursos superiores em universidades públicas e privadas.

Além disso, essa prova garante que estudantes de baixa renda tenham acesso aos programas governamentais de bolsas de estudo ou financiamento com juros reduzidos, como por exemplo o  SiSU (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos).

Qualquer pessoa que esteja no Ensino Médio ou já tenha terminado essa etapa do ensino, pode prestar o Enem. E os casos específicos, de pessoas com deficiência física, detentos e estudantes hospitalizados, podem solicitar atendimento especial para realização da prova.

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1998, para avaliar o domínio de competências dos estudantes concluintes do ensino médio. Em seu primeiro ano de aplicação, recebeu cerca de 157 mil inscrições.

Como funciona o Enem

A prova é organizada pelo Ministério da Educação e possui 180 questões e uma redação. Os conteúdos abordados envolvem as matérias que o aluno aprendeu nos três anos do Ensino Médio:

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Química
  • Física
  • Biologia
  • Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Artes
  • Educação Física
  • Matemática

Como fazer a prova do Enem

A inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o primeiro passo para a realização das provas e é preciso muita atenção durante esse procedimento. Para começar é necessário que o candidato leia o Edital e esteja atento aos prazos e exigências.

Em geral as inscrições para o Enem abrem durante o mês de maio e o processo é feito somente pela internet. A taxa custa em torno de R$ 85, mas existe possibilidade de isenção para:

  • Estudantes do último ano do Ensino Médio em escolas públicas;
  • Estudantes de famílias que possuem renda de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos;
  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral e que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Para conseguir o benefício da isenção é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) referente ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e preencher uma declaração de carência socioeconômica no momento da inscrição.

Para fazer a inscrição é preciso que o candidato forneça seu número de CPF e de um documento de identidade (RG). Também é necessário o cadastro de um e-mail pessoal. O participante precisará criar uma senha de acesso ao sistema, que será utilizada durante todo o processo do Enem, desde a inscrição até a consulta do resultado individual.

Como é a prova do Enem

Se você quer saber como é feita a prova do Enem, fique sabendo que em geral a prova do Exame Nacional do Ensino Médio é realizada em dois domingos consecutivos. No primeiro domingo, os participantes tem cinco horas e trina minutos para responder 45 questões de cada uma das seguintes áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação).

Na prova de línguas estrangeiras do Enem são 5 questões de inglês ou espanhol, e o participante faz a opção no momento da sua inscrição no Enem.

Já a prova de Linguagens também cobra uma redação dissertativo-argumentativa sobre um tema atual de ordem social, científico, cultural ou político. O texto deve ser escrito em até 30 linhas.

Por outro lado, no segundo domingo, os participantes tem cinco horas para responder as outras 45 questões de cada uma das áreas abaixo:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias

Qual a melhor maneira de se preparar para o Enem

A seguir vamos te dar algumas dicas de como ser aprovado no Enem:

  1. Quando estiver estudando, use todos os recursos possíveis para ajudar na assimilação dos conteúdos, sempre optando pela forma como você aprende melhor. Utilize resumos; flashcards; mapas mentais; gravações; anotações e cartazes.
  2. Faça provas de edições anteriores do ENEM, pois isso ajudará você a se acostumar com o tipo de avaliação e o tipo de questões cobradas.
  3. Cronometre o tempo que você leva para responder as 90 questões e a redação no primeiro dia e as outras 90 questões do segundo dia.
  4. A prova do Enem é também uma prova de resistência, de exaustão física, portanto use uma cadeira não tão confortável em alguns dias de estudo para testar se você consegue resolver a prova em 4h30 ou 5h30 de estudos direto.
  5. Monte um esquema com tudo que vai precisar para o dia da prova: documento oficial com foto, cartão de inscrição no exame, caneta de tinta preta (com tubo transparente), água e lanchinhos.
  6. Pesquise sobre o deslocamento até o local da prova, se for utilizar o transporte público, saiba quais são os horários e pense sempre em ter uma margem para não correr o risco de chegar atrasado.
  7. Na véspera da prova, dê um tempo nos estudos, pois o que você tinha que aprender, aprendeu. Relaxe, descanse e renove suas energias para estar firme e forte no grande dia do Enem.
  8. No dia da prova, alimente-se bem, mas não coma nada muito pesado. Aposte em frutas, sucos e lanches leves.

Curso online para Enem

A melhor maneira de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio é com um cursinho online para Enem que oferece videoaulas para Enem. O Aprova Concursos possui um curso online para Enem com o conteúdo específico e já na ordem do que tem mais chance de cair na prova.

Acesse o link e veja também outras notícias!

Deixe seu Comentário