Quais são os cargos a nível médio do concurso da PC RJ?

Se você quer fazer o concurso PC RJ, temos boas notícias! Foram publicados editais que somam 350 vagas nos cargos de Auxiliar de Necropsia, Técnico de Necropsia, Investigador, Inspetor, Perito Criminal e Perito Legista.

A inscrição concurso policia civil rj inicia na segunda-feira, dia 27de setembro, e as provas serão em dezembro, janeiro e fevereiro.
E se você quer saber mais especificamente sobre os cargos de nível médio, veio ao lugar certo! Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre os cargos de Técnico: Necropsia e Investigador.

Para o cargo de Investigador são 200 vagas com salários de R$ 5.840,37. O salário oferecido para o Técnico: Neucropsia é de R$ 5.165,75 e são 10 vagas disponíveis.

O que faz um Investigador da PC RJ?

Primeiramente é preciso que você saiba quais são os requisitos para quem quer se candidatar ao cargo de Investigador da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Segundo o edital, o candidato precisa ter até a data da posse, certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). E Carteira Nacional de Habilitação (CNH), válida na categoria “B”, no mínimo.

Quanto as atribuições, elas são as seguintes:

exercer, com autonomia ou sob supervisão, coordenação e orientação superior, atividades de natureza qualificada, compreendendo a execução de trabalhos relacionados ao transporte de autoridades, garantindo-lhes a segurança, a condução de viaturas policiais, ostensivas ou não, a conservação de veículos sob sua responsabilidade, em qualquer órgão da Polícia Civil, bem como, inclusive as emanadas de Oficiais de Cartório Policial e Inspetores de Polícia, investigações e operações policiais, com vistas à prevenção e à apuração de condutas que caracterizem ilícitos penais; executar, quando exigidas a especialidade e habilitação profissional, atividades envolvendo operações em diversos aparelhos de telecomunicações integrantes do sistema de telecomunicações de segurança, zelando por sua limpeza e conservação; executar, quando exigidas a especialidade e/ou habilitação profissional atividades de orientação e execução de trabalhos relacionados à produção de fotografias, inclusive reproduções e ampliações, em locais de infrações penais, onde quer que se faça necessário o emprego da técnica fotográfica na investigação policial; exercer atividades relacionadas à custódia temporária, à escolta e à conduta de pessoas presas nas carceragens e xadrezes policiais; registrar a existência de bens e valores de pessoa recolhidas em unidades policiais; zelar pela higiene, conservação e segurança das instalações carcerárias e xadrezes, preservando a integridade física e a segurança de pessoas recolhidas às suas dependências; promover permanentes inspeções nas instalações carcerárias e xadrezes policiais; providenciar a distribuição da alimentação e. sempre que necessário, solicitar à autoridade policial à assistência jurídica, médica e familiar dos presos; fiscalizar as visitas de pessoas presas quando autorizadas pelas autoridades competentes, impedindo que objetos, aparelhos ou quaisquer instrumentos não permitidos possam ser introduzidos nas dependências destinadas ao recolhimento provisório de presos; dirigir viaturas policiais, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com suas funções; exercer outras atividades que forem definidas por lei ou outro ato normativo.

O que faz um Técnico Necropsia da PC RJ?

Da mesma forma, antes de saber o que faz um técnico em necropsia é preciso saber quais são os requisitos para esse cargo. Dessa maneira, podemos dizer que é necessário possuir, até a data da posse, certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida Ministério da Educação (MEC).

Entre as atribuições, este servidor deverá:

exercer atividades de natureza repetitiva relativa à execução de trabalhos operacionais-complementares, na área de anátomo-patologia, abrangendo a realização de necropsia e dissecação de cadáveres, sob supervisão direta de Peritos Policiais, bem assim conservação do material técnico, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com suas atribuições; exercer outras atividades que forem definidas por lei ou outro ato normativo.

O que cai nas provas de nível médio da PC RJ?

Se você interessou por uma das vagas, precisa começar a sua preparação o quanto antes. Pensando nisso, separamos abaixo os conteúdos que vão cair na prova de técnico de necropsia policia civil rj e na prova de inspetor.

Primeiramente, é preciso destacar que a prova policia civil rj será realizada em duas fases, sendo:

Primeira fase:

  • Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  • Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • Exame Médico, de caráter eliminatório.

Segunda fase:

  • Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Investigação Social, de caráter eliminatório;
  • Avaliação de Títulos (apenas para Perito Legista), de caráter classificatório.

Sendo assim, podemos destacar que as provas de conhecimentos terão de 60 a 100 questões objetivas, de múltipla escolha, de acordo com o cargo, distribuídas entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.

Por fim, confira quais as quais matérias caem na prova da policia civil rj.

Prova de Técnico Policial de Necropsia

A prova de conhecimentos está agendada para o dia 06 de fevereiro de 2022, com 60 questões divididas entre:

  • Conhecimentos Gerais
  • Língua Portuguesa: 20 questões
  • Conhecimentos Específicos
  • Anatomia e Fisiologia Humana/Noções de Prova no Processo Penal/Noções de Direito Administrativo: 40 questões

Prova de Investigador Policial

A prova de conhecimentos para Investigador, que está agendada para o dia 13 de fevereiro de 2022, será composta por 100 questões distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa: 30 questões
  • Noções de Direito (Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional): 60 questões
  • Conhecimentos básicos de Informática: 10 questões

Como se preparar para o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro

Por fim, vamos te falar sobre como garantir a melhor preparação para o concurso policia civil rj.

A nossa dica é que você invista em um curso preparatório para inspetor da policia civil rj e um curso para técnico em necropsia.

Com o cursinho para concursos, você estuda com um preparatório específico para o cargo e concurso que tem interesse. Dessa forma, você não perde tempo estudando matérias e assuntos que não serão cobrados no seu teste. Afinal, gostamos de otimizar seus estudos para que a sua preparação não demore mais que o tempo necessário para ser aprovado. Pois, sabemos que a sua rotina diária é corrida e você não tem tempo a perder.

Por isso, aqui você estuda com videoaulas e não com apostilas. Afinal, em cerca de 30 minutos você pode aprender um assunto proposto pelo professor. Esse é o tempo ideal para aprender, sem se tornar cansativo. E ainda, no curso online policia civil rj, você vai ter acesso a um time de professores que entende muito de concurso. Assim, os professores e professoras podem trazer explicações claras e diretas ao ponto. Em outras palavras, eles sabem o que cai nas provas e como é cobrado.

 

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

13 − 12 =