Quais são as bancas organizadoras de concursos públicos mais temidas?

Uma das primeiras informações buscadas pelos concurseiros ao se interessarem por determinado concurso é a de qual empresa ficará afrente dele. As bancas organizadoras de concursos públicos, são as responsáveis diretas por, como o próprio nome deixa claro, organizar todas as etapas do certame, que começam com a criação e publicação do edital, passando pelo recebimento de inscrições, e finalmente chegando a elaboração, aplicação, correção das provas e divulgação do resultado.

Responder a pergunta que dá título ao post não é uma ciência exata, pois isso irá depender de cada concurseiro. Uns têm medo de provas cujas respostas se limitam ao verdadeiro ou falso, outros já não gostam das que têm cinco alternativas, enfim. Iremos nos isentar de dizer diretamente qual a mais temida, mas traçaremos um perfil das bancas organizadoras, não para que você tenha medo, mas sim para que saiba como se preparar caso vá fazer um concurso elaborado por elas.

Quais as principais bancas organizadoras de concursos públicos?

É importante ter conhecimento de que, antes das bancas organizadoras de concursos serem contratadas pelos órgãos, existem outros questões que precisam ser resolvidas. O primeiro, claro, é a autorização da realização por parte do Ministério da Economia. A partir de então uma comissão é formada para dar início a todos os trâmites, entre eles a escolha da banca, que na maioria das vezes acontece através de licitação. Mas há também alguns órgãos que têm organizadoras próprias, e nesse caso não ocorre o processo, como acontece com muitas universidades federais e estaduais, por exemplo.

Como dissemos anteriormente, conhecer o estilo das principais bancas organizadoras de concursos públicos é um ponto bastante importante para a busca de uma vaga. Pois assim é possível saber qual é o estilo de cobrança, como as questões estarão estruturadas na prova, entre outros detalhes.

Mas agora, sem mais delongas, vamos te apresentar às principais bancas organizadoras de concursos, e também falar um pouco sobre as principais características de cada uma delas.

Apresentação e Características das bancas organizadoras

Cespe

Antes conhecida como Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e de Promoção de Eventos, ou simplesmente, Cebraspe, agora a empresa atende por Cespe, e para muitos ela é sim uma das bancas organizadoras de concursos mais exigentes, e consequentemente, uma das que mais causam, não vamos dizer temor, mas apreensão nos candidatos.

Ela é famosa por fazer uso daquele método sobre o qual falamos no início das postagem, ou seja, questões com apenas duas alternativas de respostas, mais precisamente “certo” e “errado”, mas de uns tempos para cá, em algumas avaliações, tem optado também pela possibilidade de oferecer mais opções de respostas, como “A”, “B”, “C”, “D” e “E”.

A Cespe tende a produzir, de acordo com muitos concurseiros, provas de concursos mais difíceis, uma vez possui outra característica bastante conhecida, que é a de uma resposta errada anular uma correta, o que dificulta consideravelmente as tentativas de “chute”. E também podemos destacar os enunciados longos, nos quais caso o candidato não esteja preparado, pode perder um tempo importante para a leitura.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Eis mais uma banca extremamente conhecida no mundo dos concursos públicos, principalmente pela organização de muitos certames para polícias e secretarias, sem contar, é claro, as provas do Exame de Ordem, para obtenção da carteira de advogado por parte daqueles que se formam em Direito.

Entre as principais características da FGV estão os enunciados, que tendem a exigir análise de itens, requerendo do candidato, portanto, a correlação entre o certo e o errado. Além disso, suas provas não costumam primar pela homogeneidade, podendo assim em alguns casos contar com questões de maior complexidade e em outros questões mais simples, onde basta que o conteúdo esteja bem memorizado.

Aqui vai uma dica, a Fundação Getúlio Vargas não raro traz textos longos, principalmente em questões de interpretação e gramática, por isso é importante treinar a leitura rápida e eficaz. E quando há Direito no conteúdo programático, costumam cobrar casos práticos e questões multidisciplinares.

Fundação Carlos Chagas (FCC)

A Fundação Carlos Chagas costuma ser responsável sempre por grandes concursos, sejam eles de âmbito municipal, estadual ou federal. Ao contrário das outras duas anteriormente citadas, ela costuma ser mais objetiva, principalmente quando se trata de conteúdos relacionados ao Direito, uma vez que cobram a letra da lei, ou seja, o conhecimento literal. Em contrapartida, também é conhecida por suas pegadinhas, o que exige atenção redobrada na leitura dos enunciados.

Em relação a estrutura das questões, a FCC segue o formato de múltipla escolha, com cinco alternativas, que vão de “A” a “E”. Muitos reclamam de, em sua maioria, essas questões serem relativamente longas e cansativas. Outro detalhe importante é que a banca tende a cobrar todos os itens apresentados no conteúdo programático do edital, o que torna a leitura dessa parte do documento muito importante.

Porém, apesar de tudo isso, suas avaliações são consideradas de nível fácil, se comparadas é claro a outras organizadoras como a própria Cespe e a ESAF (sobre a qual falaremos a seguir).

ESAF

A Escola de Administração Fazendária é daquelas bancas que, a exemplo da Cespe, costuma causar apreensão nos concurseiros. Ela costuma ser escolhida para organizar grandes, complexos e concorridíssimos concursos. Portanto, é muito natural esperar um nível de dificuldade elevado. Em compensação, tende a não cobrar todos os itens presentes no conteúdo programático do edital.

Suas questões são sempre de múltipla escolha, com cinco opções de respostas, e muito bem elaboradas, famosas pelas suas extensões e por serem muito inteligentes, algo que certamente exige muito mais preparado por parte dos candidatos, uma vez que quem não tem o conteúdo dominado, tende a ter muitas dificuldades.

Vunesp

A Vunesp não tem dentre suas características a rigidez de várias outras sobre as quais já falamos, mas de todo modo costuma sim exigir bastante conhecimento por parte dos candidatos, principalmente quando se trata de Língua Portuguesa, onde há muita cobrança de gramática, e Direito, onde o texto da lei precisa ser dominado. em compensação, suas provas de Informática são consideradas bastante simples.

Ela é conhecida por organizar importantes concursos municipais e estaduais, principalmente para Tribunais, Polícias e Prefeituras. É possível notar que São Paulo é um dos estados onde a banca mais atua.

Cesgranrio

Entre os principais órgãos que costumam optar pela Cesgranrio para a organização de seus concursos podemos citar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Petrobras, além é claro, de outros tantos certames de âmbito federal e estadual.

Suas questões são de múltipla escolha, num modelo semelhante ao utilizado pela Fundação Carlos Chagas. O nível de dificuldade das provas é considerado mediano. Uma característica bastante marcante da banca é o uso constante de gráficos e imagens, o que portanto exige dos candidatos ampla capacidade de visualização e interpretação.

Outras bancas organizadoras

É claro que no decorrer da postagem citamos apenas algumas, talvez as mais constantemente contratadas, bancas organizadoras existentes, mas existem uma série de outras que também são bastante conhecidas e com as quais uma hora outra você pode acabar “esbarrando”, principalmente se tem o hábito de participar de muitos concursos. Entre elas podemos citar:

  • Instituto AOCP
  • Quadrix
  • Consulplan
  • Funrio
  • IADES
  • IDECAN
  • IBFC

Em resumo, quem tem uma boa preparação, é focado, e conhece as características das bancas organizadoras de concursos, não tem motivo para temer.

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

12 + dezessete =