Preparatório online para concurso do INSS vale a pena?

O anúncio sobre um novo concurso do INSS talvez seja uma das notícias mais aguardadas pela grande maioria dos concurseiros, uma vez que trata-se de um certame que historicamente oferece quantidade muito significativa de vagas e salários extremamente atrativos. Porém, enquanto não são divulgadas novidades, o blog Arquitetando Sua Carreira preparou uma postagem especial para contar alguns detalhes que já conhecemos e dar dicas preciosas sobre o que estudar para o concurso do INSS.

Fundado em 1990 após a junção do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) e do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), o Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que faz o controle do Regime Geral de Previdência Social.

O órgão conta com milhares de servidores ativos, lotados em todas as regiões do país. A maior parte deles atende de forma presencial às também milhares de pessoas que todos os meses vão até as unidades distribuídas Brasil afora.

Situação atual do concurso do INSS

Antes de qualquer coisa, é importante destacarmos que a Fenasps – Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – afirmou recentemente que o presidente do Instituto, Sr. Leonardo Rolim, confirmou que a verba para realização do próximo concurso do INSS está prevista para o orçamento de 2022, com estimativa de oferta de mais de 7.500 vagas, muito embora ainda não exista confirmação por parte do Ministério da Economia.

Outro ponto que nos faz acreditar que o edital concurso INSS será publicado no próximo ano, é o fato de que a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2022 já previa sua possível realização. E isso se faz necessário, uma vez que, de acordo com levantamento realizado em junho deste ano, há um déficit de 22.651 cargos, por decorrência principalmente das aposentadorias dos funcionários.

A título de curiosidade, o ultimo concurso INSS aconteceu em 2016, tendo oferecido 800 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, que exige nível médio de escolaridade, e 150 para Analista do Seguro Social, na especialidade de Serviço Social, que exigia, portanto, graduação completa nessa área específica. Os salários na época era de, respectivamente, R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09.

Curso online para INSS

Vamos então finalmente responder a pergunta que dá título a este post. Afinal de contas, vale ou não vale a pena investir em um preparatório online para o concurso INSS? Definitivamente a resposta é sim!

Existem uma série de diferenciais que o tornam, além de confiável, eficaz. São eles:

  • Ser baseado no edital

Sim, por mais que possa parecer óbvio, um bom curso deve ter como base o conteúdo programático exposto no edital. E mesmo o edital do concurso INSS ainda não tendo sido divulgado (sim, mesmo que não haja um documento publicado ainda assim é fundamental que você antecipe sua preparação), o preparatório deverá usar como base o edital do último (e mais recente) concurso realizado para montar o curso, fazendo uma análise criteriosa do que poderá ser cobrado novamente quando o novo certame acontecer.

  • Oferecer videoaulas

Não resta dúvida, nos dias de hoje o tempo é um dos bens mais preciosos que uma pessoa pode ter. Por isso, um bom curso online não irá fazer com que você perca horas e mais horas debruçado em enormes apostilas, que no fundo só irão te deixar mais cansado e impaciente.

Preparar-se assistindo videoaulas é a forma mais eficaz de conseguir consumir todos os conteúdos necessários até o dia da prova, pois elas irão resumir tudo o que você precisa saber, permitindo assim uma preparação mais rápida e dinâmica.

Uma boa forma de exemplificar é observando os grandes cineastas, que transformam livros de muitas páginas em filmes de poucas horas. Se o curso realmente for bom, ele conseguirá transformar editais, conteúdos programáticos e apostilas em videoaulas de 30 minutos.

  • Preparação com questões

Você já deve ter ouvido aquela expressão que diz: “a prática leva à perfeição”. E quando se fala em concurso público, a melhor forma de praticar é resolvendo questões. Então, um curso com videoaulas para concursos como o do INSS, por exemplo, só será completo de verdade, se te oferecer uma grande plataforma de questões retiradas de provas anteriores.

Assim é possível exercitar seu conhecimento e simular como seria o desempenho do no dia da prova, para quando chegar o momento de fato, estar tranquilo e preparado para responder de forma correta, conquistando assim uma excelente nota.

  • Plano de estudos

Acima falamos sobre a importância e eficácia de se preparar assistindo videoaulas. Mas será que é possível simplesmente assisti-las sem ter uma organização, sem criar um plano de estudos? Se o curso online já disponibilizar essas videoaulas em formato de plano de estudos é possível sim!

Nesse caso, basta que você siga esse cronograma criado após longa análise e estará automaticamente se preparando da maneira mais eficaz. Lembra que falamos sobre a preciosidade do tempo? Pois então, ter videoaulas em formato de plano de estudos significa economia máxima do seu tempo!

  • Conteúdo que cai na prova

E por fim, mas não menos importante, no curso para concurso do INSS você deve se preparar vendo apenas conteúdos que realmente vão cair na prova. Não dá mais para perder tempo com assuntos desnecessários que, na grande maioria das vezes, sequer são cobrados. Enquanto você não tiver esse aspecto como meta, a concorrência sempre estará vários passos na sua frente na disputa pela vaga. É preciso ir direto ao ponto!

O que cai na prova do INSS?

Agora que você já sabe a melhor forma de se preparar, nada mais correto do que também ter uma estimativa a respeito de o que estudar para prova do INSS, certo? Então pode deixar que nós também trazemos essa informação nas próximas linhas.

Bom, uma vez que ainda não há edital publicado e, consequentemente, não existe também conteúdo programático definido, não temos como afirmar com 100% de precisão o que cairá na prova do INSS 2022, porém, podemos levar em consideração o histórico, e nesse caso é possível termos uma boa base de como a próxima avaliação poderá ser formulada, isso porque há boas chances de que vários conteúdos se repitam.

Abaixo, separadas por cargos do concurso INSS, faremos um exercício de previsão, mostrando quais disciplinas podem ser cobradas e te indicando um bom caminho.

Técnico do Seguro Social

  • Ética no Serviço Público
  • Interpretação de Textos
  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Redação de Correspondências Oficiais
  • Regime Jurídico Único
  • Seguridade Social

Portanto, se você irá em busca de uma das milhares de vagas de nível médio para o cargo de Técnico do INSS, essas são as disciplinas nas quais você deverá focar ao antecipar seus estudos, pois muito provavelmente estarão presentes.

Analista do Seguro Social

  • Ética no Serviço Público
  • Interpretação de Textos
  • Legislação Previdenciária
  • Lei de Acesso à Informação
  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Informática
  • Redação de Correspondências Oficiais

Essas são as disciplinas que podem ser consideradas de conhecimentos gerais, porém, caso alguma especialidade seja atrelada ao cargo, certamente haverão temas relacionados a ela, configurando então os conhecimentos específicos.

E então, conseguimos tirar sua dúvida? Não perca tempo, inicie agora mesmo sua preparação com o melhor curso online e tenha grande vantagem quando a inscrição do concurso INSS finalmente for aberta.

Bons estudos!

Deixe seu Comentário