O que faz um técnico bancário da Caixa?

Se você está se preparando para as provas do concurso caixa e precisa complementar os seus conhecimentos sobre o cargo, veio ao lugar certo!

A partir de agora, aqui no Arquivo Histórico Joinville, você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre a carreira de Técnico Bancário, tal como quais são os requisitos, suas atribuições, conteúdo das provas e como estudar da melhor forma para garantir a aprovação.

Requisitos para participação no concurso Caixa

Conforme determina a Constituição Federal e o Estatuto da Caixa Econômica Federal, para ingressar na carreira bancária é preciso se inscrever e ser aprovado em concurso público.

Porém, para que isso aconteça, antes os candidatos precisam cumprir uma série de requisitos do edital.

E desta forma, tendo como base o edital do concurso caixa publicado recentemente, separamos abaixo quais são as principais exigências para investidura no cargo:

– Ter sido aprovado em todas as etapas do concurso da caixa e considerado apto nos procedimentos e exames médicos admissionais.

– Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de direitos e obrigações civis e de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, promulgado no Brasil por meio do Decreto nº 3.927, de 19 de setembro de 2001.

– Ter situação regular perante a legislação eleitoral.

– Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino.

– Possuir os requisitos exigidos para o exercício dos cargos.

– Ter, na data de admissão, idade mínima de dezoito anos completos.

– Não haver mantido relação empregatícia com a CAIXA encerrada por um dos motivos capitulados no art. 482 da CLT, ou por qualquer outro motivo, se, à época da rescisão, era arrolado(a) em processo administrativo disciplinar e esse tenha finalizado com decisão pela rescisão por justa causa.

– Comprovar a conclusão do ensino médio, mediante apresentação de certificado, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Não será considerado como curso concluído o período de recuperação ou de dependência.

– Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos.

– Não estar em exercício remunerado de qualquer cargo, função ou emprego público em quaisquer dos órgãos da Administração Pública direta ou indireta, bem como não receber proventos de aposentadoria que não sejam acumuláveis com a remuneração do emprego público, ressalvadas as hipóteses legais de acumulação.

– Não estar em licença, ainda que não remunerada, de cargo ou emprego público que exerça na administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

– Não ser servidor público que tenha solicitado vacância do cargo público que ocupava por outros motivos que não seja exoneração ou demissão.

– Apresentar a documentação exigida no ato da contratação.

– Não ser aposentado pelo INSS por tempo de contribuição e/ou invalidez.

– Não ter 75 anos de idade ou mais, conforme estabelecido pelo § 16º do artigo 201 da Constituição Federal, incluído pela Emenda Constitucional nº 103/2019.

– Não ser sócio, sócio/gerente, sócio/cotista ou dirigente de Empresa que transacione ou possua contrato firmado com a CAIXA, salvo quando se tratar de sociedade anônima na qual o empregado não ocupe qualquer posição nos colegiados.

– Não ser proprietário de unidade lotérica, inclusive quando a propriedade estiver em nome do  seu/sua cônjuge.

– Não manter relação de emprego ou de prestação de serviço em organização bancária ou Empresa concorrente da CAIXA, ainda que de natureza técnica ou especializada.

– Não ser prestador de serviço, estagiário ou bancário temporário em Unidade da CAIXA.

– Não possuir sentença criminal condenatória transitada em julgado que impeça o exercício das atividades inerentes aos cargos.

– Cumprir as determinações do edital

O que faz um Técnico Bancário da Caixa?

Basicamente, a rotina dos servidores aprovados no concurso caixa econômica federal, que atuam como Técnico Bancário, é bastante administrativa.

Porém, para que você possa conferir quais são as atividades, trouxemos o respectivo trecho referente às funções, do edital publicado em 2021.

Missão: Execução de atividades bancárias, comercialização de produtos e serviços, prestação de atendimento, realização de negócios e atividades administrativas, responsabilidade pelo sigilo das informações a que tenha acesso no uso de suas atribuições, com foco no alcance dos objetivos estatutários e estratégicos da CAIXA.

Atribuições principais: prestar atendimento ao público, realizar negócios e comercializar produtos e serviços; identificar clientes, verificando a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais, quando realizada capacitação específica; efetuar atividades administrativas e operações bancárias, utilizando equipamentos e ferramentas tecnológicas; elaborar, redigir e conferir documentos e correspondências em geral; inserir e consultar dados em sistemas operacionais informatizados e outros aplicativos relacionados com suas atividades, assim como auxiliar em sua manutenção e aperfeiçoamento; efetuar cálculos diversos e controles numéricos; identificar e apontar oportunidades de melhorias nos processos em que atua; e executar outras atividades inerentes ao conteúdo ocupacional dos cargos.

O que estudar para o concurso de Técnico Bancário da Caixa

Agora que você já sabe quais são os requisitos de participação no concurso cef, bem como quais são as atribuições dos cargos do concurso da caixa, chegou a hora de descobrir os conteúdos que devem ser estudados para a prova. Confira abaixo:

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Língua Portuguesa: 10 questões

Matemática Financeira: 10 questões

Conhecimentos Bancários: 10 questões

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões

Conhecimentos de Informática: 10 questões

Atendimento Bancário: 15 questões

 

Sabendo disso, para estudar de forma correta, o ideal é que você procure o auxílio de um curso online para concursos. Isso porque, ao contar com o apoio de professores especialistas em aprovação, você terá acesso a conteúdos direcionados, em formatos específicos para garantir um melhor aproveitamento.

Além disso, aliar o estudo da teoria com a prática de questões já aplicadas no concurso caixa nível médio pode impactar positivamente no seu desempenho.

Por fim, agora que você já teve acesso a todas as informações sobre a carreira de Técnico Bancário, pode se dedicar aos estudos com mais segurança, no caso de já estar inscrito  no concurso da Caixa.

E para aqueles que aguardam o próximo concurso caixa econômica federal, o momento é de aproveitar as informações disponíveis e antecipar a sua preparação. Bons estudos!

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

1 + 4 =