O que é banca de Concurso? Por que é importante saber?

Se você está se preparando para enfrentar um certame e conquistar a carreira pública, provavelmente já se deparou com alguns termos específicos desse universo. Por isso, hoje, o Arquivo Histórico Joinville vai te explicar o que é banca de concurso. Além disso, também vamos te dar algumas dicas sobre como se preparar para as principais bancas de concursos do país. Assim você já fica dois passos à frente dos seus concorrentes e mais perto da aprovação. Confira todas as informações logo abaixo.

O que é banca de concurso?

Então, a primeira pergunta para esclarecer é: “o que é banca de concurso?”. A banca também pode ser conhecida como organizadora, ou ainda, banca organizadora. E nada mais é do que a empresa responsável pela produção e aplicação das provas do certame.

Por exemplo, se você quer conquistar uma vaga no próximo concurso da PRF, precisa saber que não é a própria Polícia Rodoviária Federal que organiza seu concurso. Na verdade, a próxima seleção terá o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe, como organizadora.

Agora que você entendeu o que é banca de concurso, precisa compreender também como ocorre esse processo para definir uma empresa. Primeiro, o órgão envia um pedido de abertura de novo certame, depois o concurso é aprovado pelo Ministério da Economia, ou seja, é liberado a verba para que ele aconteça. Em seguida, as empresas interessadas em se tornar bancas apresentam propostas e orçamentos e a que apresenta melhores condições para a realização do concurso é escolhida.

Como saber a banca do concurso?

Mas, se você está se perguntando como saber a banca do concurso que tem interesse, calma, vamos explicar. Assim que a banca é definida há uma publicação no Diário Oficial deixando claro o nome da empresa escolhida para prestar esse serviço.

Porém, se você é novo nesse mundo de concursos e não entende muito bem os processos, o melhor a se fazer para descobrir como saber a banca do concurso é acompanhar sites sobre certames. Afinal, sempre que um concurso é autorizado, tem a organizadora escolhida ou é aberto, esses portais noticiam para o seu público. Outro boa dica é acompanhar as páginas desses sites nas redes sociais, assim, você fica sempre bem informado.

Qual é a banca mais difícil dos concursos?

Muitos concurseiros de plantão já sabem a resposta para a pergunta: “qual a banca mais difícil para concurso?”. A principal delas, sem dúvidas, é a Cebraspe, conhecida antigamente por Cespe. Essa organizadora costuma ter um nível alto de dificuldade nas suas provas, porém, o que mais assusta os candidatos é a forma de correção.

É que muitas provas da Cebraspe trazem como opção de resposta apenas duas alternativas: Certo ou Errado. Ou seja, o concurseiro não tem muito por onde fugir. Mas, além disso, cada alternativa errada anula uma certa, e esse é o principal ponto que aterroriza as pessoas. Então, pode não ser uma boa alternativa chutar quando você não sabe a resposta certa, mas também, você não pode deixar muitas questões em branco.

Agora você já sabe qual a banca mais difícil para concurso, mas não se assuste, tudo pode ser resolvido com uma boa preparação prévia. Além de estudar com videoaulas e apostilas, uma boa alternativa é responder questões que já foram aplicadas pela organizadora do concurso que você quer conquistar uma vaga. Dessa forma, você conhece um pouco mais sobre o estilo de cobrança e pode se sentir mais bem preparado para enfrentar os desafios da prova.

Então, quando estiver respondendo questões lembre-se de observar o tamanho dos enunciados, se a banca costuma cobrar textos extensos em língua portuguesa, por exemplo. Ou então, o nível de dificuldade das questões de matemática e/ou raciocínio lógico. Assim, você vai criando uma relação com as perguntas e provas e pode diminuir o nervosismo para o grande dia, quando estiver valendo a sua aprovação.

Quais são as principais bancas de concurso público?

Como já falamos anteriormente, a Cebraspe está entre as principais bancas de concursos, mas é claro, ela não é a única. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é bem reconhecida nesse meio, principalmente nos concursos que trazem oportunidades para candidatos do setor jurídico. Essa também é a banca responsável pelo Exame de Ordem, aliás, as últimas edições do exame sofreram grandes alterações. Por isso, é possível afirmar que nesse caso, a FGV cobra mais o conhecimento jurídico do que a lei propriamente dita, normalmente, juntando mais de uma área do Direito.

Também não podemos esquecer da Fundação Carlos Chagas (FCC). Essa banca realiza concursos federais, estaduais e municipais. Suas questões costumam ser objetivas, mesmo que tragam enunciados grandes. A Cesgranrio também faz parte das principais bancas de concursos e costuma realizar certames ligados a bancos e também ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE). Ela é conhecida por ser uma banca mais metódica, costuma trazer gráficos e imagens em questões de atualidades e língua portuguesa.

E para fechar a nossa lista de principais bancas de concursos está a Vunesp. Essa organizadora já foi responsável por certames de diferentes órgãos. A dica para quem está estudando para um concurso organizado pela Vunesp é focar na gramática da língua portuguesa e também no texto da lei.

Ainda existem diversas outras bancas atualmente no mundo dos concursos, mas a dica vale para todas elas: pesquise! Conheça todos os detalhes que puder sobre a organizadora e principalmente, teste os seus conhecimentos respondendo questões de concursos anteriores. Só assim, você vai conseguir ter uma prévia do que estará te esperando no dia da prova.

Então, pratique todos os dias resolvendo perguntas, acompanhe o seu desempenho por disciplina e por semana. Assim, você pode perceber o seu progresso e continuar focado no objetivo: se tornar um funcionário público. Mas, não se apegue aos erros iniciais, afinal, esse é o momento de errar e aprender para escolher a alternativa certa no dia da prova e conquistar a aprovação.

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

onze − 9 =