FGV: conheça o perfil da banca organizadora do próximo concurso da Polícia Civil RJ

Um dos primeiros passos para quem deseja conquistar uma vaga em um concurso público é, certamente conhecer a fundo a banca organizadora responsável pela seleção.

Por isso, para quem está inscrito para o concurso policia civil rj, nós do Arquivo Histórico Joinville trouxemos informações completas e esclarecedoras sobre a Fundação Getulio Vargas, também conhecida como banca FGV.

Então, a partir de agora prepare-se para ficar por dentro do perfil da banca FGV, bem como de outros aspectos como a estilo de prova, história da instituição e concursos organizados por ela. Além disso, também abordaremos de forma bastante breve o concurso pc rj.

Para começar, vamos entender um pouco sobre as oportunidades que foram abertas em 2021 para complementar a área de segurança do Rio de Janeiro.

Concurso da PC RJ

Em 2021,  a PC RJ divulgou 7 editais de concurso público pelos quais oferecia 400 vagas para os cargos de Delegado, Auxiliar de Necropsia, Técnico de Necropsia, Investigador, Inspetor, Perito Criminal e Perito Legista.

Os prazos de inscrição concurso policia civil rj já estão encerrados, e as provas estão previstas para acontecer em janeiro, fevereiro e março, com exceção para os cargos de Perito, que tiveram suas provas realizadas em dezembro.

Sobre a FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi criada no dia 20 de dezembro de 1944, quando o Brasil ainda estava iniciando os primeiros passos para o crescimento. A princípio, a instituição limitava-se a capacitar profissionais para a administração pública, mas devido à sua excelência, passou a atuar também nas áreas de economia e ciências sociais, além de se tornar referência em campos de pesquisa e informação.

Atualmente, a Fundação Getulio Vargas  – FGV é uma organizadora bastante renomada e respeitada entre os concurseiros e também entre outras bancas de concursos.

Devido a sua importância, a instituição é responsável pela elaboração do Exame de Ordem, em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e vem, cada vez mais, se destacando em processos de seleção para tribunais.

Estilo de prova da FGV

De um modo geral, a FGV é conhecida por não seguir um modelo padrão de avaliação, podendo haver diferenças em suas provas de acordo com o órgão solicitante do concurso.

Geralmente, em concursos, a prova objetiva é composta por 70 a 80 questões de múltipla escolha que costumam ter cinco alternativas cada. As disciplinas exigidas também dependem de cada edital, porém, existem algumas que são figurinhas carimbadas na maioria das provas. São elas:

– Português

– Informática

– Raciocínio Lógico-Matemático

– Direito Constitucional

– Direito Administrativo

Além disso, alguns concursos também costumam avaliar seus candidatos por meio de textos dissertativos/redações. É bom saber que, neste sentido, a FGV aborda a conjuntura da sociedade de forma bem atual.

Com relação ao nível de dificuldade aplicado, pode-se dizer que a Fundação Getulio Vargas possui um estilo peculiar de cobrança em suas provas, sendo um pouco mais exigente que a Fundação Carlos Chagas (FCC), por exemplo.

Dicas para resolver provas elaboradas pela FGV

Mesmo conhecendo a banca e se familiarizando com ela, ainda assim, muitos candidatos acabam encontrando dificuldades com a prova.

Isso acontece porque não basta apenas saber como a banca funciona, é preciso também investir pesado na preparação. Por este motivo, nosso principal conselho neste aspecto é que você recorra ao auxílio de um bom cursinho para concursos.

Desta forma, ao contar com a experiência de profissionais especialistas em aprovação, você terá acesso a materiais exclusivos e diferenciados que trazem tudo o que você precisa saber na medida exata. Neste caso, uma boa pedida é investir em um curso online policia civil do Rio de Janeiro.

Porém, vale lembrar que, aliado a isso, também é importante direcionar algum tempo de estudo para a resolução de questões anteriores focando nas matérias que caem na prova da policia civil RJ.  Esta prática permite que você reforce os seus conhecimentos sobre a organizadora ao mesmo tempo em que revisa os conteúdos e testa seu nível de aprendizado.

Confira agora algumas dicas práticas que podem fazer toda a diferença na sua aprovação ao enfrentar uma seleção elaborada pela FGV:

– Pelo menos metade das questões de Língua Portuguesa versa sobre interpretação de texto. A banca costuma ir além da gramática e exige atenção dos alunos. Fique atento!

– Com relação ao Raciocínio Lógico-Matemático, a FGV gosta de cobrar a matemática pura, por meio de questões que tragam geometria, análise combinatória, porcentagem e regra de três. A boa notícia aqui é que o nível das questões não costuma ser difícil.

– Em disciplinas de Direito, não há mistério: texto de lei puro é o que a banca FGV mais gosta de cobrar. O candidato também deve estudar as principais súmulas. Nesse sentido, ainda com foco na resolução de casos práticos.

– Os enunciados costumam ser longos e cansativos. Nos enunciados encontramos textos bem trabalhados e com vocabulário repleto de linguagem metafórica.

– A banca é bastante criteriosa quanto à seleção das questões em relação aos temas cobrados e costuma distribuir proporcionalmente as questões por todos os itens do edital, exigindo do candidato um estudo mais abrangente.

– A FGV pode variar muito o conteúdo cobrado e não costuma repetir questões, portanto, é preciso estudar todo o conteúdo cobrado no edital e focar em exercícios variados por meio de provas anteriores da banca, como já mencionamos anteriormente.

Concursos organizados pela FGV

Um dos concursos mais tradicionais organizados pela FGV é o da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  Ela também é famosa por certames de carreiras jurídicas, fiscais e administrativas.

De forma geral, A banca costuma ser responsável por realizar provas para prefeituras, câmaras municipais e secretarias. O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde entram na lista de grandes órgãos.

E para que você possa ter uma dimensão da importância desta banca, listamos abaixo alguns dos principais concursos já realizados, ou em andamento, sob sua responsabilidade:

– Banco do Estado do Espírito Santo – Banestes

– Tribunal de Contas da União  – TCU

– Ministério Público do Estado da Bahia – MP BA

– Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil do Estado do Amazonas – BM AM, SSP AM, PM AM e PC AM

– Controladoria Geral da União – CGU

– Polícia Militar do Estado de São Paulo – PM SP

– Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – MP RJ

– Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJ CE

Deixe seu Comentário