Conheça 5 estratégias para resolver a prova do ENEM

Em um primeiro momento pode até parecer besteira, mas você sabia que adotar uma estratégia para a resolução da prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, pode impactar diretamente no seu desempenho?

Isso porque, muitos estudantes costumam ficar ansiosos e, consequentemente, perdem o foco quando se deparam com a prova em si.

Por isso, mais do que saber como se preparar para o Enem é fundamental que você tenha em mente como irá agir no grande dia, ou seja, qual a melhor maneira de resolver as questoes do enem.

E para que você saiba como fazer a prova do Enem, nós do Arquivo Histórico Joinville preparamos um texto especial sobre o assunto, com 5 estratégias que vão contribuir para o aumento da sua nota.

Mas, antes de começar, vamos explicar alguns conceitos como o que é o Enem, para que ele serve e como é trabalhada a estrutura da prova do Enem. Boa leitura!

O que é o Enem e para que serve?

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem é uma prova anual que acontece em dois dias, normalmente, entre o fim de outubro e o início de novembro.

Criado para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, o Enem ganhou importância e virou um passaporte para o ensino superior.

Assim, embora não seja obrigatório, o Enem proporciona diversos benefícios a quem conquista uma boa pontuação, como:

– Ingressar na faculdade por meio de algum dos programas do Governo Federal de ampliação do acesso ao ensino superior;

– Obter o certificado de conclusão do ensino médio por meio do Exame, caso não tenha concluído seus estudos no tempo regulamentar e não esteja frequentando uma escola regular.

– Aumentar a pontuação em vestibulares que aceitem o Enem como complementação da nota;

– Acesso em faculdades particulares sem precisar fazer vestibular.

Estrutura da prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem seu conteúdo programático baseado nas disciplinas da grade curricular do ensino médio. As provas testam o estudante com eixos temáticos de diversas áreas, desta forma, as questões podem ser de uma única disciplina ou abordar conteúdos unificados, de maneira interdisciplinar.

No total, o exame é composto por 180 questões objetivas e uma redação. Saiba como é a prova do Enem:

– Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês, Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia

– Matemática e suas Tecnologias: Matemática

Redação: trata-se de um texto dissertativo-argumentativo em que o participante terá de apresentar seus conhecimentos sobre o tema abordado. Por isso, é importantíssimo treinar escrita, estrutura do texto e o encadeamento de ideias antes das provas.

Como já mencionado anteriormente, a aplicação das provas acontece em dois dias:

1º dia: 45 questões de Ciências Humanas e 45 questões de Linguagens e Códigos, além da Redação.

2º dia: 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza

Preparação para a prova do Enem

Para alguns estudantes, encarar um desafio tão importante quanto o Enem requer uma preparação específica, com o auxílio de um preparatório para o enem.

Isso porque, ao optar por um cursinho online para Enem você terá acesso aos conteúdos de forma direcionada, focando no que realmente vai cair na sua prova.

Além disso, muitas opções de curso também reforçam a prática de redação, por meio de oficinais e debates dos temas que mais têm chance de aparecer.

Estratégias para resolver a prova do Enem

Possuir algumas estratégias definidas para encarar o momento da prova são essenciais para não deixar o nervosismo e a ansiedade prejudicarem seu desempenho.

Confira nossas sugestões para descobrir como ser aprovado no Enem:

1 – Procure manter calma

Tenha noção de que estar “um pouco” nervoso é natural e pode te ajudar a se manter alerta e atento. Porém, manifestar um alto nível de nervosismo e estresse é totalmente prejudicial.

Boas dicas para não deixar isso atrapalhar é lembrar de respirar fundo e abrir o caderno de questões apenas quando se sentir preparado. Ver as questões antes de estar psicologicamente mais calmo pode resultar em um pico de estresse – e no famoso “deu branco”.

2 – Pule questões

Se você tem dúvidas sobre quanto tempo tem para resolver cada questao do enem, saiba que desperdiçar mais do que 5 minutos em qualquer questão nas primeiras horas de prova é um erro. Enquanto você ainda está descansado, é importante conseguir fazer um maior número de questões fáceis possíveis. Chegou em uma questão que é mais complicada ou vai demorar bastante para responder? Pule.

3 – Obtenha um rendimento máximo

Por volta das 2 horas de prova você está na sua melhor performance. Já passou o estresse inicial, você já pegou o ritmo da prova, e seu cérebro alcançou o pico máximo de rendimento. Por isso, é a hora das questões trabalhosas, ou seja, aquelas com enunciados longos ou contas que exigem mais cálculos e atenção.

4 – Faça uma pausa estratégica

Depois de um grande desgaste, com muitas questões trabalhosas, é a hora de fazer uma parada estratégica. Mesmo estando sem vontade nenhuma, aproveite para ir ao banheiro. O fato de levantar da cadeira vai ajudar a sua circulação e o seu cérebro a se recuperarem. Lave o rosto, descanse um pouco e beba água.

5 – Chute consciente

O ideal é chegar até o final da prova faltando 45 minutos para o término do exame. Nesse momento, é preciso voltar para as questões que você pulou. Lembra delas? Agora é a hora certa para tentar resolvê-las.

Com tudo pronto, chegou hora de preencher o gabarito. Mas, caso restem questões sem preencher, não resta outra alternativa a não ser o famoso chute. Tudo bem, acontece. Mas, faça um chute consciente. Não saia marcando qualquer letra como resposta, busque eliminar o maior número de alternativas possíveis. E, sabendo como funciona o Enem, jamais, chute uma questão ser ler.

Por fim, agora que você já está craque no assunto “Enem”, é hora de focar na sua preparação! Lembre-se que, por ser uma prova bastante abrangente, quando antes começar seus estudos, mais chances terá de dominar os conteúdos.

Deixe seu Comentário