Concurso Polícia Federal: confira 8 dicas para ser aprovado!

O concurso Polícia Federal sempre é um dos mais aguardados entre os concurseiros. E entre os principais motivos estão as ótimas oportunidades que são oferecidas e também, o prestígio de fazer parte do quadro de funcionários da PF. Então, se você também sonha em conquistar uma das vagas no próximo concurso, precisa conferir esse post até o final. Pois, vamos dar 8 dicas essenciais para você ser aprovado e aproveitar todos os benefícios de uma carreira pública na polícia.

Antecipe seus estudos para o concurso Polícia Federal

O nosso primeiro conselho é que você não espere a publicação do próximo edital do concurso PF para começar a estudar. Afinal, quando o edital é publicado, os candidatos possuem pouco tempo até a data da prova. Dessa forma, também há pouco tempo para se preparar. E como esse é um concurso bastante concorrido, é necessário antecipar seus estudos para sair à frente dos concorrentes.

Sendo assim, você pode conferir o último edital do concurso pf, ver quais foram as matérias cobradas e direcionar seus primeiros passos de preparação.

Aposte em um curso online

O conteúdo programático do edital, ou seja, a listagem de disciplinas e assuntos que podem aparecer na prova PF, é bem extenso. Sendo assim, o ideal é investir em cursos para concursos públicos. Só assim, você terá um direcionamento de quais são os assuntos mais importantes, aqueles que você precisa priorizar e quais deles não costumam aparecer na prova. Assim, é possível direcionar a sua preparação, ter acesso a resultados melhores e ficar mais perto de conquistar a aprovação no concurso.

Além disso, um bom preparatório pode otimizar seu tempo de preparação. Afinal, quando você tem ao seu lado a experiência de professores que entendem não apenas da disciplina, mas também de concurso público, pode conferir explicações claras e diretas ao ponto. Por isso, estudar com videoaulas tem uma enorme vantagem se comparado com apostilas.

Responda questões de concurso Polícia Federal

Além de estudar com aulas para concurso PF, outra prática que te leva até a aprovação é responder questões de concursos anteriores. Assim, você tem uma prévia do que estará te esperando no dia da prova. Além disso, também pode testar seus conhecimentos, conferir quais assuntos já foram aprendidos e quais precisam ser revisados. Essa também é uma ótima forma de deixar o nervosismo de lado e se sentir mais confiante.

E a nossa dica é que você seja o mais específico possível quando estiver respondendo questões. Ou seja, se você tem interesse em conquistar uma vaga no concurso agente administrativo PF, não adianta apenas filtrar por perguntas de certames da Polícia Federal, você deve treinar com questões para o cargo de agente administrativo do órgão. Assim, sua prepração será ainda melhor.

Resolva provas PF

Resolver provas completas pode soar similar a apenas responder questões avulsas, mas é uma prática ainda mais completa. Afinal, além de testar seus conhecimentos, você pode conferir o seu tempo de resolução e simular o grande dia. É preciso lembrar que no dia da prova, você terá um tempo máximo para a entrega. Sendo assim, é importante conferir desde já se você fica dentro desse prazo ou se precisa acelerar um pouco o raciocínio.

Então, para essa prática, você pode fazer o download da última prova do certame e imprimir o arquivo. Depois disso, escolha um canto silencioso da casa, deixe ao seu lado apenas um garrafa de água, caneta e um chocolate. Pronto, agora é só começar a responder as questões. Lembre-se de fazer poucas pausas e cronometrar o tempo. Depois disso, e só conferir as suas respostas com o gabarito oficial e repetir a simulação após 15 ou 20 dias com uma nova prova.

Acompanhe o seu desempenho de estudo

Tão importante quanto estudar é acompanhar o seu desempenho. Assim, você consegue conferir quais assuntos precisam de uma atenção especial e em quais você está acertando mais questões. Então, escolha uma plataforma que ofereça números e rankings em que você possa acompanhar o seu progresso. Essa também é uma forma de se manter focado no objetivo final: ser aprovado na prova da Polícia Federal.

E mesmo que esse seja um certame concorrido, você precisa focar apenas em si mesmo, em ser um pouco melhor a cada dia.

Faça revisões para o concurso Polícia Federal

Além de aprender conteúdos novos, também é importante revisar aqueles que já foram estudados. Afinal, com a grande quantidade de conteúdos, é normal que alguns deles sejam esquecidos ao passar dos dias ou das semanas. Por isso, a nossa dica é que você faça anotações pontuais que possam servir como revisão posteriormente.

Outra forma de revisar é responder questões. Então, é interessante se organizar para resolver perguntas de temas que foram aprendidos na semana e depois repeti-los no decorrer da preparação.

Reserve um tempo para você

O momento de preparação para o concurso PF pode exigir muito do candidato e ser um pouco estressante. Por isso, é importante tirar um tempo para fazer algo que você goste com os amigos e familiares ou sozinho mesmo. Assim, você consegue descansar a mente e voltar mais focado para os estudos.

Também é imprescindível cuidar da saúde. Fazer exercício físico e ter uma alimentação balanceada sempre é benéfico e na hora de se preparar para o certame não é diferente. Também mantenha uma rotina de sono saudável para ajudar no seu foco.

Fique bem informado sobre o concurso Polícia Federal

E por último, mas não menos importante, está a nossa dica para você se manter bem informado. Então, confira sites de concursos para conferir as atualizações sobre esse certame. Afinal, qualquer informação pode ser imporante para os seus estudos. Por exemplo, se você fica sabendo que a PF definiu uma banca organizadora para o próximo concurso, pode direcionar seus estudos para o estilo de cobrança daquela banca.

E claro, não podemos esquecer das inscrições do concurso PF. Mais um motivo para você ficar de olho e não perder a data de inscrição e nenhum outro prazo importante do certame. Seguir nas redes sociais o perfil de blogs relacionados a esse mundo dos certames também é essencial.

Deixe seu Comentário