Concurso INSS nível médio

A prova do concurso do INSS está cada vez mais próximo. Para muitos brasileiros, o concurso público é uma chance única para mudar de vida, afinal é um dos poucos lugares onde o salário é bem remunerado, com ótimos benefícios, além de fornecer estabilidade financeira. No artigo de hoje iremos falar sobre o aspecto do Concurso INSS nível médio e como você pode se preparar para ela e conquistar a tão sonhada aprovação.

A prova do INSS nível médio

O concurso INSS nível médio oferece o cargo de Técnico do Seguro Social. Além disso, sua prova é composta por 120 questões que abrangem conhecimento básico e específicos.

Um detalhe sobre a prova: suas questões são estruturadas para atender o nível desse público, pois são a grande maioria dos candidatos. Em contrapartida, o cargo de Analista, além de exigir nível superior com questões mais complexas, possuí uma segunda prova eliminatória. Esta voltada para o curso de formação. Isso explica o porquê da sua remuneração ser maior.

Últimas novidades sobre o INSS

Ainda esse ano, o edital do INSS irá ser divulgado, isso significa que o tempo até a prova não está longe. Podemos deduzir isso porque sabemos que após o edital ser publicado a prova deve ocorrer dentro de até três meses.

Mas mesmo ainda sem o edital oficial temos algumas informações.

Segundo o Ministério da Economia, a adesão dos aprovados do Instituto Nacional do Seguro Social já deve ocorrer a partir de janeiro de 2023. E que foram autorizados pelo Diário Oficial da União o provimento de 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social para o quadro de funcionários do INSS.

Ou seja, é preciso estudar o quanto antes!

Quais temas caem na prova do concurso INSS nível médio?

Como falamos, o edital oficial ainda não saiu, porém podemos criar uma base usando os editais e provas anteriores.

É importante ter essa base de referência porque as provas de concurso têm sua maneira de pensar e formular suas questões. Quanto mais acostumado você estiver com a prova, maiores são suas chances de aprovação.

Para o níveo Técnico do Seguro Social, os temos são:

  • Língua Portuguesa – 15 questões;
  • Ética no Serviço Público – 6 Questões;
  • Regime Jurídico Único – 6 Questões;
  • Noções de Direito Constitucional – 7 Questões;
  • Noções de Direito Administrativo – 5 Questões;
  • Raciocínio Lógico – 6 Questões;
  • Noções de Informática – 5 Questões;
  • Seguridade Social – 70 Questões.

Como se preparar para fazer o concurso INSS nível médio?

A melhor dica é estudar usando como base as provas anteriores. Saber qual será a banca avaliadora também ajuda, pois cada uma formula suas questões numa lógica diferente. E acima de tudo, separe um tempo do seu dia para estudar. Somente a rotina de estudos te trará a segurança e o progresso de melhora e assertos nas questões.

Para quem tem pressa e está sem tempo, mas precisa de ajuda para estudar, investir num curso preparatório do INSS é o melhor recurso. Pois esses cursos têm modelos e estruturas voltados para otimização. Focam nas partes mais importantes e no que realmente irá cair na prova. Nesse caso, para quem não sabe por onde começar, vale muito a pena.

É isso, esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor. Conheça nossos outros artigos aqui!

Desejamos bons estudos!

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

três + 20 =