Concurso IBGE: Cargos, funções e salários ofertados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é um órgão vinculado ao Ministério da Economia que possui uma rede nacional de pesquisa e disseminação composta por 27 Unidades Estaduais, no caso uma em cada capital e uma no Distrito Federal, assim como o mesmo número de Supervisões de Documentação e Disseminação de Informações que também são divididas de igual maneira. Além disso, tem 570 Agências de Coleta que estão distribuídas entre os principais municípios do país. Números bastante expressivos, não é mesmo?

Não a toa o concurso IBGE tem histórico de ser um dos que mais oferecer vagas, tendo em vista a amplitude da área de atuação que é necessário cobrir, ou seja, o Brasil inteiro. Quem conquista uma das milhares de vagas passa a ter papel fundamental, já que participará dos censos, da coleta e informação acerca de todos os dados estatísticos referentes ao nosso território, enfim. Um trabalho que realmente faz enorme diferença.

O concurso IBGE 2021 chegou a correr o risco de não acontecer, uma vez que o edital que havia sido publicado no primeiro trimestre de 2020 precisou ser cancelado, tendo então o Governo Federal sugerido que um novo censo fosse realizado apenas em 2022. Porém, pelo bem da nação e alegria dos concurseiros, essa sugestão não foi adiante e já existe a confirmação para realização no decorrer deste ano.

A previsão é de que pelo menos 208 mil vagas sejam oferecidas no Processo Seletivo Simplificado (PSS) que, caso se mantenham as características dos editais publicados em março de 2020, serão divididas entre os cargos de Recenseador (180.557 vagas), que exige nível fundamental, e de Agente Censitário Supervisor (22.676 vagas) e Agente Censitário Municipal (5.462 vagas), que pedem nível médio.

Atribuições e Salários

Como você pôde comprovar, serão muitas as oportunidades, mas você sabe quais são as atribuições de cada um dos cargos que serão oferecidos? O Arquivo Histórico Joinville te conta…

Recenseador

Se você tiver pelo menos o nível fundamental completo para poder se inscrever, e for um dos mais de 180 mil aprovados no concurso IBGE Recenseador, terá entre as principais atribuições durante o período em que estiver atuando, de acordo com informações do próprio Instituto, as seguintes:

Cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho; coletar as informações do Censo Demográfico 2021 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor; manter o supervisor informado sobre a coleta de dados no setor censitário, quando impossibilitado de comparecer ao Posto de Coleta; manter produção e padrão de qualidade adequados, cumprindo os índices de produtividade mensais estabelecidos pela Unidade Estadual; participar de treinamentos; preservar o sigilo das informações; respeitar todo arcabouço legal e ético inerente à função, bem como denunciar todo e qualquer tipo de fraude; retornar aos domicílios recenseados para complementar as informações e/ou corrigir as falhas apontadas pela supervisão; executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas por seus superiores hierárquicos.

No que diz respeito às remunerações, o caso do Recenseador vai depender da sua produção, que será calculada por setor censitário, de acordo com taxa fixada e de conhecimento prévio do profissional. Nessa produção constam unidades recenseadas, tipo de questionário, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Agente Censitário Municipal (ACM)

Já os candidatos de nível médio que forem concorrer a uma das 5.462 vagas no concurso IBGE Agente Censitário Municipal terão, caso aprovados, entre as principais obrigações:

Acompanhar as atividades da coleta de dados, garantindo a perfeita cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas; acompanhar o Agente Censitário Supervisor no início da coleta da pesquisa urbanística do entorno de domicílios para obter o conhecimento prático; acompanhar sistematicamente o andamento da coleta de dados nas áreas de atuação de cada Agente Censitário Supervisor, por meio dos relatórios dos Sistemas Gerenciais, e adotar as providências cabíveis, com vistas ao bom andamento dos trabalhos, à total cobertura da área territorial, ao cumprimento dos prazos e à qualidade; coordenar as atividades censitárias sob sua responsabilidade, orientando os trabalhos das equipes de campo de sua área de atuação, obedecendo às instruções técnicas, operacionais, administrativas e de informática estabelecidas nos manuais e nas normas vigentes; divulgar o Censo em toda sua área de atuação, observando as orientações dos superiores hierárquicos; exercer a função de Agente Censitário Supervisor e realizar a pesquisa urbanística do entorno dos domicílios dos setores censitários e a coleta de dados, quando determinado por seus superiores ou, quando na sua área de atuação não existir o Agente Censitário Supervisor; preservar o sigilo das informações; executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas por seus superiores hierárquicos.

Os vencimentos para os ACMs, de acordo com o edital publicado em março de 2020, é de R$ 2,1 mil. Porém, dado o intervalo de tempo passado até que as inscrições concurso IBGE sejam abertas, pode haver um reajuste.

Agente Censitário Supervisor (ACS)

Os futuros candidatos ao cargo de Agente Censitário Supervisor que, de acordo com o edital concurso IBGE, irá exigir nível médio, também terão funções importantíssimas caso conquistes uma das 22,6 mil vagas. Entre as principais podemos citar:

Acompanhar os recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos, visando à cobertura correta de suas áreas de trabalho; monitorar a produtividade dos Recenseadores; auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa ou resistência de informantes em atendê-los; colaborar na organização e na administração do Posto de Coleta; planejar, organizar, supervisionar e avaliar a execução da coleta de dados realizada pelos Recenseadores, fazendo uso dos sistemas disponibilizados e de visitas em campo, quando necessárias, para garantir a cobertura da área territorial; organizar o treinamento dos Recenseadores, junto com o Agente Censitário Municipal, e atuar como instrutor; ministrar treinamentos inerentes às atividades censitárias; realizar a pesquisa urbanística do entorno dos domicílios dos setores censitários sob sua responsabilidade, realizar a coleta de dados em domicílios nos quais a entrevista não foi realizada por motivos diversos, ou quando solicitado por seus superiores; cumprir todas as etapas do plano de supervisão; executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas por seus superiores hierárquicos.

A exemplo do informado na situação dos ACMs, vamos pegar como parâmetro o edital publicado no ano passado, então o salário base para os ACSs deve ser de R$ 1.700,00. Porém, também pode haver reajuste levando-se em consideração o tempo passado desde a publicação do último documento.

Outro cargos

Num primeiro momento apenas os cargos acima mencionados devem constar no próximo edital, porém, nada impede que ainda em 2021 haja um concurso IBGE Analista Censitário, bem como um concurso IBGE Coordenador Censitário. Sugerimos que, caso algum desses seja o cargo do seu interesse, continue sempre ligado aqui no Arquivo Histórico Joinville, pois traremos todas as novidades.

Assim como, tão logo tenhamos mais informações a respeito desse grandioso certame com mais de 208 mil vagas, tais como data de publicação do edital, início das inscrições, como estudar, entre outras, traremos em primeira mão

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

1 × 5 =