Concurso FUNAI confirmado e edital sai até outubro de 2023!

Foram divulgadas novas informações sobre o próximo concurso da FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) através do Diário Oficial da União (DOU). Serão disponibilizadas 502 vagas em diversos cargos de níveis médio e superior. O anúncio oficial do concurso ocorreu durante o Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília, onde líderes indígenas de todo o país se reuniram. O evento faz parte de uma série de iniciativas em benefício dos povos originários anunciadas pelo presidente Lula.

Quando sairá o edital do concurso da Funai?

O edital do concurso deverá ser publicado em até seis meses a partir da data de divulgação no DOU, ou seja, até outubro deste ano.

Últimos movimentos

Um tempo atrás, havia sido anunciada pela presidente da fundação, Joênia Wapichana, durante o segundo dia do Acampamento Terra Livre em Brasília/DF o pedido para a abertura do concurso. O evento em questão, que ocorre anualmente, reúne povos indígenas de todo o país em torno de questões culturais, territoriais e ambientais, incluindo a demarcação de terras indígenas, a desintrusão de terras ilegalmente ocupadas e o combate à violência. O tema escolhido para o evento deste ano é “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação, não há democracia”.

Durante o evento, Joênia Wapichana solicitou a abertura do concurso Funai 2023 com a oferta de 500 vagas, que deveriam ser anunciadas pelo Executivo Federal no final do mês de abril. A presidente também destacou a necessidade de mais servidores em 2024, com a abertura de um edital para cargos específicos e regionalizados.

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, também validou as providências voltadas ao concurso, destacando que o último concurso Funai foi realizado em 2016. Atualmente, a Funai conta com quase 2.500 funcionários, mas apenas 1.400 são efetivos, havendo mais de 2 mil cargos vagos na fundação.

Quando foi feito o último pedido de abertura de edital?

O último pedido de concurso da Funai foi em maio de 2022, para vagas efetivas em 2023. Embora não tenha sido divulgado o número exato de vagas e cargos, a Funai informou que entre as vagas solicitadas há cargos que poderiam ajudar a recompor a força de trabalho da fundação. É importante destacar que o número de vagas e cargos solicitados para o novo concurso deve ser maior do que o pedido em 2021, quando foram solicitadas 1.043 vagas de níveis médio, técnico e superior.

Quando foi o último concurso da FUNAI?

Em relação ao último concurso Funai, realizado em 2016, a oferta foi de 220 vagas para cargos em nível superior, organizado pela ESAF. Os cargos ofertados foram

  • Contador,
  • Engenheiro Agrônomo,
  • Engenheiro (Agrimensor e Civil) e
  • Indigenista Especializado.

As etapas de aprovação foram provas objetiva e discursiva, com disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, incluindo Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Quantitativo, Direito Constitucional e Administrativo, Legislação Indigenista, Informática Básica e Administração Pública.

Marcadores

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

1 × dois =