Como funciona a prova do Enem?

Quem vai prestar a prova do Enem precisa saber que ela é muito importante para garantir uma vaga em um curso superior, seja em uma instituição de ensino pública ou privada. Então, pensando em te ajudar nessa etapa da sua vida acadêmica, preparamos um conteúdo especial sobre o que é o enem,  como é a prova do enem, como ser aprovado no enem, como é a redação do enem e sobre o cursinho para enem. 

 O que é o Enem?

Primeiramente você precisa saber que a palavra Enem significa Exame Nacional do Ensino Médio. Esta é uma prova anual que tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil e existe desde 1998.

Mas não é só isso, com a nota obtida no Enem, o estudante pode ingressar em uma Universidade pública ou privada. 

Desde 2009, o Exame passou a ser utilizado como uma forma de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes que fazem a prova do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

O que cai na prova do Enem? 

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio costuma ser bastante abrangente nos assuntos cobrados. 

E se você quer saber como o MEC elabora a prova do enem, precisa saber que ela é composta pelos conteúdos estudados durante todo o ensino médio, como Matemática, Química, Geografia e Português. 

Além disso, o Exame é dividido em quatro áreas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: com as questões de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira (na inscrição para o Exame o aluno escolhe entre Inglês ou Espanhol para a prova de línguas estrangeiras do enem).
  • Matemática e suas Tecnologias: são apenas questões de Matemática.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: trazem perguntas sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: abrangem conteúdos de Química, Física e Biologia.

As provas acontecem em dois dias e são compostas por 45 questões objetivas, o que totaliza 180 questões. Além disso, o aluno deve elaborar uma redação.

O que cai em cada área da prova? 

Como já dissemos, o Exame é dividido em quatro áreas do conhecimento. E para te ajudar a entender melhor cada uma, preparamos uma lista com os conteúdos que mais costumam ser cobrados em cada uma delas. Confira: 

Ciências Humanas

As 45 questões divididas entre as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia mais cobradas são sobre Idade Contemporânea, Geografia Agrária, Ética, Mundos do Trabalho, Cartografia, História do Brasil, Ideologia, Geopolítica, Idade Moderna, Meio Ambiente, Globalização, Democracia e Cidadania, Brasil Colônia, Natureza do Conhecimento e Cultura e Indústria Cultural.

Ciências da Natureza

Entre os assuntos mais cobrados das disciplinas de  Biologia, Química e Física destacamos Termodinâmica, Meio Ambiente, Leis da Física, Físico-química, Mecânica, Humanidade, Citologia, Ondulatória, Química Orgânica, Eletricidade, Histologia e Fisiologia, Óptica e Biotecnologia.

Linguagens e Códigos

Entre os assuntos mais cobrados de  Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Arte e Literatura destacam-se Leitura e Interpretação de Texto, Análise do Discurso, Leitura e Artes, Domínio Lexical, Compreensão Textual e Gêneros Textuais. Nessa etapa também há a redação sobre algum tema de relevância nacional ou mundial.

Matemática

As 45 perguntas são sobre temas de Geometria; Aritmética; Escala, Razão e Proporção; Funções; Porcentagem; Gráficos e Tabelas; e Probabilidade.

Como é a redação do Enem?

Agora que você já sabe como é a estrutura da prova do enem, vamos falar sobre a redação, pois ela é muito importante na composição da nota. Além disso, para participar de um dos programas mencionados anteriormente, o aluno não pode zerar essa etapa da prova. 

Primeiramente, é importante que você saiba que ela é corrigida por dois corretores de forma independente. Cada um deles atribui uma nota entre 0 e 200 para cada uma das cinco competências abaixo:

  • Uso correto do Português;
  • Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo;
  • Defender seu Ponto de Vista com argumentos;
  • Demonstrar capacidade de argumentação;
  • Elaborar a Proposta de Intervenção.

Também é importante ressaltar que os temas propostos para a redação, geralmente são assuntos relacionados a questões sociais, políticas ou culturais. Então, para se sair bem, é preciso que o candidato esteja atualizado sobre as notícias do Brasil e do mundo. 

A redação deverá ser no formato dissertativo-argumentativo, ou seja, o candidato irá apresentar um ponto de vista sobre o tema e embasá-lo com argumentos convincentes. Para finalizar o texto, é necessário apresentar uma solução para o problema proposto.

A redação deve ter no máximo 30 linhas e no mínimo oito.

A nossa dica para você se sair bem na redação, além da constante atualização, é treinar muito antes da prova. Para isso, busque por temas já cobrados e escreva sobre eles. 

Como se preparar para o Enem? 

Agora que você já sabe como funciona o enem e como é feita a prova do enem, precisa se preparar para a prova. 

Para isso você pode contar com um curso online para enem

Com o curso online você vai ter acesso a videoaulas gravadas por assunto e videoaulas interdisciplinares, que acontece muito no Enem. Dessa forma você vai conseguir entender de forma definitiva como as disciplinas se relacionam entre si. 

Além disso, as aulas já estão colocadas em formato de Planos de Estudos, ou seja, você não precisa criar um calendário com todas as disciplinas, basta acompanhar os conteúdos na ordem em que estão dispostos. 

Por fim, é importante ressaltar que ao fazer um curso preparatório para o Enem, você também terá acesso a todas as questões do Exame, desde 1998. Claro que não vai ser preciso responder a todas, mas você pode selecionar algumas provas e treinar o que aprendeu no curso. Assim você conhece na prática o estilo da prova e pode analisar as disciplinas que aprendeu bem e quais ainda precisam de um pouco mais de revisão. Essa é a melhor maneira de estudar, pois você mesmo pode avaliar o seu desempenho. 

Então, agora que você já sabe tudo sobre o Enem, pode começar a sua preparação e dar o pontapé inicial rumo a sua vaga em um curso de nível superior. 

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

3 × 2 =