Como aproveitar ao máximo um cursinho online para o ENEM?

Se você chegou a esse post é porque com certeza sabe o que é o ENEM, e também está ciente de que a aplicação das provas está cada vez mais próxima de acontecer. Portanto, é o momento de dar uma boa impulsionada na sua preparação ou, caso ainda não tenha começado a estudar (o que é algo grave), dar uma grande acelerada e recuperar o tempo perdido. Pensando nisso, preparamos uma postagem completa, onde contaremos não apenas detalhes sobre o Exame, como também daremos dicas para que seus estudos sejam o mais eficientes possível.

O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para ingressar em uma universidade pública, mas também pode ser o melhor caminho para quem quer conquistar uma bolsa parcial ou integral em faculdades particulares através do Programa Universidade para Todos (ProUni). Desde a edição de 2020 (que na realidade aconteceu no começo de 2021), algumas coisas mudaram em relação ao modelo tradicional.

A principal novidade em relação a como funciona o ENEM é a possibilidade de poder optar pela versão digital da prova, que num primeiro momento tem sido implementada aos poucos, como um piloto, mas a previsão é de que até a edição de 2026 esse modelo se consolide de maneira que apenas ele será aplicado, resultando então no fim da prova do ENEM impressa. Porém, a estrutura seguirá sendo exatamente a mesma.

Há ainda outras novidades importantíssimas para as quais deve-se ficar bem atento, como a que diz respeito ao documentos de identificação. Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Corporação, que em edições anteriores eram aceitos, já não são mais. Agora é necessário assinalar a cor do caderno de questões no seu Cartão-Resposta. E também, aqueles participantes que estejam com alguma doença infectocontagiosa não poderão comparecer aos locais de prova, devendo obrigatoriamente entrar em contato com o Inep no máximo até um dia antes da aplicação da primeira prova para comprovar essa condição, para que então possa ser realocado a fazer o Exame nas datas reservadas para reaplicação.

Como é a estrutura das provas?

Bom, já que anteriormente falamos de maneira rápida sobre o novo modelo de provas digital, que terá a mesma estrutura da impressa, nada mais correto do que especificar, certo? Então, afinal de contas, como é a estrutura da prova do ENEM?

Como de costume, as provas acontecerão em dois domingos seguidos, tendo ao todo 180 questões a serem respondidas, ou seja, 90 para cada dia de aplicação. No primeiro domingo os candidatos terão cinco horas e meia para respondê-la, enquanto o segundo terá meia hora a menos, ou seja, cinco horas. Por que? Explicaremos mais abaixo.

No primeiro dia de aplicação as áreas do conhecimento abordadas são Ciências Humanas e suas Tecnologias, da qual fazem parte as disciplinas de Filosofia, Geografia, História e Sociologia; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, onde são cobradas Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, e a prova de Línguas Estrangeiras do Enem (onde é possível escolher entre Inglês ou Espanhol no momento da inscrição),

Nesse primeiro dia deverá ser feita também a Redação, que possui papel fundamental na pontuação final, é o motivo pelo qual esse dia oferece meia hora a mais de realização para os participantes. Ela vale mil pontos, que podem (e vão) fazer toda diferença no seu resultado. Em tempo, não é impossível alcançar a pontuação máxima, muito pelo contrário, são vários os casos de quem já conseguiu. A dica que damos é, treine bastante e leia bastante, principalmente assuntos relacionados a atualidades no Brasil e no mundo.

Já no segundo dia de aplicação das provas estarão presentes as áreas do conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, composta pelas disciplinas de Biologia, Física e Química; além de Matemática e suas Tecnologias.

Pronto, agora você sabe como o MEC elabora a prova do Enem!

Em tempo, fique atento ao cronograma de horários para não correr o risco dar com a cara no portão, a não ser que você queira fazer parte daquele seleto grupo que costuma virar meme na internet porque chegou atrasado.

Como conquistar uma boa nota no ENEM?

O principal objetivo de quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio, claro, é conquistar uma boa nota. E a forma mais fácil de alcançar esse objetivo, além de muito foco e determinação, é se preparar contando com o auxílio de um bom preparatório para o ENEM, refazendo provas e resolvendo questões anteriores para assim conhecer assuntos recorrentes e que podem voltar a ser cobrados, treinando muito a escrita, para se adaptar a como é a redação do ENEM e estar sempre atento ao que é notícia no Brasil e no mundo.

Tendo esses aspectos como ponto de partida, certamente você verá como ser aprovado no ENEM se torna tarefa mais simples, pois até o dia das provas sua preparação terá sido de fato bastante eficaz.

Acredite, contar com o auxílio de um cursinho online para Enem faz toda a diferença durante sua caminhada até o dia do Exame. Mas como identificar um curso online que de fato tem todo o necessário para te levar ao sucesso? Não tem mistério!

Primeiro, ele deve valorizar seu tempo, te livrando daquela parte cansativa e chata que é estudar com apostilas. Portanto, opte por aquele que ofereça videoaulas para ENEM, gravadas pelos professores que mais entendem do Exame no Brasil.

Nessas videoaulas você verá apenas conteúdos que realmente serão cobrados nas provas e todas elas estão em formato de plano de estudos, para que você estude na ordem exata do que é necessário. Assim você tem economia máxima de tempo, facilitando a forma de como se preparar para o ENEM.

Aliado a isso, além do curso online para ENEM, é fundamental buscar também uma boa plataforma de questões, na qual poderá, conforme dissemos mais acima, resolver questões cobradas anteriormente e também refazer provas inteiras, podendo simular seu desempenho, como se realmente estivesse sendo avaliado.

Então agora que você já sabe como é feita a prova do ENEM, como fazer a prova do ENEM, e como se preparar de forma eficaz para buscar a melhor nota possível, invista na sua preparação e vá em busca ao sucesso.

Deixe seu Comentário