Como a pandemia do coronavírus tem afetado os concursos públicos em 2021?

No post de hoje, vamos falar sobre um assunto negativo, mas necessário: como o coronavírus tem afetado os concursos públicos. Afinal, desde o ano passado já temos acompanhado notícias de certames adiados e, como continuamos vivendo tempos de pandemia neste ano, esse cenário ainda não mudou. Mas, sabemos que isso logo vai passar, por isso, vamos falar sobre a previsão de concursos para o primeiro semestre de 2021 e como você pode aproveitar melhor esse tempo de pausa.

Coronavírus e os concursos públicos

Infelizmente, já vimos alguns concursos suspensos e adiados em 2021 por causa do coronavírus. Isso acontece por dois motivos principais, o primeiro deles é que a inevitável aglomeração causada pelos estudantes na hora de realizar a prova, já configura em uma situação perigosa para a disseminação do vírus. Por isso, a recomendação é de que as provas não aconteçam no momento. Além disso, os esforços do governo e o planejamento orçamentário estão voltados para alternativas relacionadas a saúde e segurança.

É preciso dizer também, que a Lei Complementar nº 173/2020, publicada em maio do ano passado, limita a abertura de seleções em todos os locais afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia. Em outras palavras, não podem ser lançadas novas vagas até o fim de 2021, mas confira o texto até o final, pois há casos fora dessa regra.

A lei também estabelece exceções para a realização de testes seletivos para preenchimento de cargos temporários. E é o que vem acontecendo com frequência, principalmente, na área da saúde. Afinal, a demanda por profissionais dessa área aumentou diante da crise sanitária, sendo assim, foram realizados diversos processos seletivos para vagas temporárias.

Além disso, há uma outra hipótese, a realização de concursos no caso do preenchimento de vagas por reposição, desde que não haja um aumento das despesas do órgão. De uma forma mais clara, todos os órgãos podem fazer concurso desde que, como comentado anteriormente, não haja aumento de despesas, e também, que seja para fazer as reposições dos cargos decorrentes de vacância.

Ou seja, mesmo que as provas não possam acontecer nos próximos meses, há órgãos divulgando editais e concursos sendo abertos. Então, o nosso conselho é que você fique de olho nas oportunidades e garanta a sua vaga, assim que o período de inscrição for aberto.

Previsão de concursos para o primeiro semestre de 2021

É difícil falar sobre a previsão de concursos para o primeiro semestre de 2021, pois depende de como a pandemia estará nos próximos meses, o número de casos em cada estado e vários outros pontos importantes. Porém, como previsão de concursos para o segundo semestre de 2021, podemos dizer que há diversos órgãos que já protocolaram pedidos para abertura de certame e estão aguardando autorização. Afinal, como já falamos, é possível realizar a abertura de concursos, desde que as regras sejam respeitadas.

Cenário de concursos pós-pandemia

Porém, mesmo com esse cenário de provas de concurso remarcadas por causa do coronavírus, precisamos olhar com bons olhos o futuro. Afinal, com esse tempo de baixa nos certames, a intenção é de que o cenário de concursos pós-pandemia seja ótimo para os concurseiros. Pois, será preciso preencher a demanda de novos funcionários públicos que já existia em alguns órgãos até mesmo antes dos casos do coronavírus no Brasil, mas que foram acentuadas com a pandemia. Além disso, os editais de concursos lançados durante a pandemia vão retomar suas seleções assim que possível.

Por isso, a nossa dica é que você aproveite esse tempo de pausa para colocar os seus estudos em dia e se preparar para as oportunidades que vão surgir. Afinal, a tendência é que os certames estejam cada vez mais concorridos, por isso, você precisa estar preparado para enfrentar seus concorrentes e sair dois passos à frente. Então, não desanime, afinal, só uma carreira em órgão público pode te proporcionar salários mais altos do que a média, bons benefícios e estabilidade financeira.

Dicas de estudo durante a pandemia

Para não te deixar sozinho nesse momento, separamos abaixo algumas dicas rápidas e práticas que podem te ajudar a se preparar. Então, confira logo abaixo e insira no seu dia a dia de preparação para ficar mais perto da aprovação.

Responda questões de concurso anteriores

Aproveite esse tempo de pandemia para testar seus conhecimentos respondendo questões que já foram aplicadas em concursos anteriores. A ideia é que você pesquise por perguntas do órgão e do cargo que você quer conquistar uma vaga. Assim, os seus estudos ficam ainda mais direcionados e os seus resultados serão melhores.

E na hora de responder as questões, a nossa dica é que você confira os detalhes, como o tamanho dos enunciados, quantas são as alternativas de resposta, o nível de dificuldade e o que mais conseguir. Afinal, esses são detalhes importantes que ensinam muito sobre o estilo de cobrança da banca e te deixam dois passos a frente dos concorrentes.

Resolva provas completas

Essa é outra prática que vai te deixar mais perto da aprovação quando os concursos forem retomados. Então, imprima a prova do último certame realizado para o órgão que você tem interesse em conquistar um vaga e resolva o teste completo. Mas, o ideal é você simular como será no grande dia. Então, escolha um canto silencioso da casa, deixe ao seu lado apenas uma garrafinha de água e um chocolate e faça poucas pausas. Vale também, deixar o celular mais afastado cronometrando o seu tempo de resolução, afinal, cada concurso traz um tempo máximo de resolução.

Depois disso, é só conferir as suas respostas com o gabarito oficial da prova. Então, anote o número de erros e acertos que teve em cada matéria e verifique como foi o seu desempenho. Vale repetir essa prática depois de um mês de preparação com uma nova prova. Assim, você pode ver o seu progresso.

Aposte em um preparatório online

E a última dica de hoje é para você apostar em um preparatório online que possa facilitar o seu caminho até a aprovação. Aproveite esse tempo em casa para aprender e revisar alguns assuntos com videoaulas e explicações de professores que entendem muito da disciplina e de concurso público.

Deixe seu Comentário