Analista tributário da Receita Federal: tudo sobre o cargo!

O concurso receita federal é sempre um dos mais aguardados por quem sonha em se tornar um servidor público. E se você também quer conquistar uma das vagas, é só continuar acompanhando esse texto. Aqui você vai descobrir tudo sobre o cargo de Analista Tributário da Receita Federal, que faz, o que cai na prova, como estudar, enfim, tudo o que é preciso para conquistar uma vaga nesse cargo.

O que faz um Analista Tributário da Receita Federal

Primeiramente, é preciso entender o que faz um profissional que é aprovado no concurso RFB. Segundo o edital publicado em 2012, para entender exatamente o que faz um Analista Tributário da Receita Federal é preciso consultar a LEI Nº 11.457, de 16 de março de 2007. Mas, para te ajudar a entender melhor do que se trata, trouxemos todas as funções dos servidores aprovados para esse cargo. Confira:

  • constituir, mediante lançamento, o crédito tributário e de contribuições;
  • elaborar e proferir decisões ou delas participar em processo administrativo-fiscal, bem como em processos de consulta, restituição ou compensação de tributos e contribuições e de reconhecimento de benefícios fiscais;
  • executar procedimentos de fiscalização, praticando os atos definidos na legislação específica, inclusive os relacionados com o controle aduaneiro, apreensão de mercadorias, livros, documentos, materiais, equipamentos e assemelhados;
  • examinar a contabilidade de sociedades empresariais, empresários, órgãos, entidades, fundos e demais contribuintes, não se lhes aplicando as restrições previstas nos arts. 1.190 a 1.192 do Código Civil e observado o disposto no art. 1.193 do mesmo diploma legal;
  • proceder à orientação do sujeito passivo no tocante à interpretação da legislação tributária;
  • supervisionar as demais atividades de orientação ao contribuinte;

Requisitos para o Cargo de Analista Tributário da Receita Federal

Agora que você já sabe o que faz o servidor público que assume o cargo de Analista Tributário da Receita Federal, confira quais são os requisitos necessários para tomar posse deste cargo:

  • ter sido aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida neste Edital;
  • ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18/04/1972;
  • gozar dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica oficial;
  • possuir diploma de curso superior concluído em qualquer área, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC);
  • apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;
  • apresentar declaração a que se refere o subitem 13.4 deste Edital;
  • apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.

Último Concurso da Receita Federal para Analista Tributário

O último concurso realizado pela Receita Federal para o cargo de Analista Tributário foi realizado em 2012.

Nesse certame foram abertas 750 vagas de nível superior no cargo de Analista e o número de inscritos chegou a 93.692.

Mas se a sua dúvida é quanto ganha um Analista Tributário da Receita Federal, precisa saber que a remuneração era de R$ 7.996,07.

Já em 2014 houve outro concurso da Receita Federal, com provas realizadas pela Escola de Administração Fazendária – ESAF. Na ocasião foram oferecidas 278 vagas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita, que teve como exigência nível superior completo, em qualquer área de formação. Dessas vagas, 264 eram de ampla concorrência e 14 para candidatos com deficiência.

O que cai na prova de Analista Tributário da Receita Federal

Se você quer concorrer a uma vaga no concurso Analista Tributário da Receita Federal, precisa estar bem-preparado. Então, para te ajudar a começar essa preparação, trouxemos conteúdos que foram cobrados no concurso realizado em 2012. Confira:

  • Legislação Tributária e Aduaneira – para o cargo na Área geral (30 questões);
  • Informática – para o cargo na Área informática (30 questões);
  • Direito Constitucional e Administrativo (25 questões);
  • Língua Portuguesa (20 questões);
  • Direito Tributário (20 questões);
  • Espanhol ou Inglês (10 questões);
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo (10 questões);
  • Administração Geral (10 questões);
  • Contabilidade Geral (10 questões).

Como se preparar para a prova de analista tributário da receita federal?

A melhor maneira de estar bem-preparado para a prova receita federal é começar a estudar com bastante tempo de antecedência. Então, como o próximo concurso ainda não tem uma data para ser divulgado, você pode usar os conteúdos citados acima para dar o start na sua preparação. As chances de as disciplinas serem muito parecidas são grandes. E essa dica também é válida para quem quer fazer a prova auditor fiscal receita federal, prova assistente técnico administrativo receita federal.

Assim, quando o concurso receita federal inscrições sair, você pode estudar apenas os conteúdos novos ou aproveitar para revisar bem o que já foi estudado até o dia da prova.

E para ter acesso aos melhores conteúdos e questões do concurso que foi realizado em 2012, você pode contar com um curso online para analista tributário da receita federal. Mas a nossa principal dica é para que você escolha o curso certo. Ao estudar para concursos públicos você precisa se dedicar e aprender todo conteúdo do edital. Por isso, um curso que é feito através de videoaulas pode ser a melhor escolha. O conteúdo é passado de forma clara pelo professor, e em aulas com uma média de 30 minutos, que é o tempo necessário para aprender sobre determinado assunto. Também é importante analisar se o curso preparatório receita federal foi feito com base no edital, seja ele passado ou atual.

E tudo isso você encontra nos cursos preparatórios para concursos do Aprova Concursos. Os professores analisam cada item do edital antes de gravar as aulas. Além disso, as videoaulas já estão em formato de planos de estudos. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar com a ordem em que vai estudar cada um dos conteúdos, os professores já fizeram isso para você. Basta dar o play e começar a sua preparação.

Por fim, também é importante que você pratique o que aprendeu nas aulas. Para isso, utilize questões ou provas dos concursos que já foram realizados. Fazendo esse exercício você consegue mensurar quais disciplinas já foram bem memorizadas e quais ainda precisam de um pouco mais de revisão. Também é importante conhecer o estilo de questões aplicada pela banca do concurso. Assim, você vai chegar muito mais seguro e preparado para o dia da prova.

Seguindo essas dicas e se dedicando, um dos cargos de Analista Tributário da Receita Federal do próximo concurso pode ser o seu!

Equipe de redação do Arquivo Histórico Joinville

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

onze − nove =